Henrique Pereira, aventureiro de Guimarães que está a percorrer a Europa a pé, passou a última noite numa caverna na Bósnia, país que atravessa desde há cerca de uma semana, e deverá voltar a dormir, logo à noite, no mesmo cubículo empedrado no meio da natureza selvagem dos Balcãs.
Depois de alguns dias a caminhar em solo bósnio, onde tomou conhecimento da realidade local, como por exemplo as mesquitas que irrompem a manhã com sons de cânticos e preces islâmicas, algo que ainda não tinha tido contacto nos outros 13 Estados por onde já passou desde que saiu de Silvares, em outubro de 2023.
Percebendo que a maior parte da caminhada pela Bósnia realiza-se em regiões selvagens e abandonadas, sem casas por perto, e depois de ter de retirar quilos de neve durante a madrugada, por acampar ao relento, decidiu que iria passar a última noite (e também a próxima, porque a meteorologia prevê mais queda de neve) num local abrigado, preferencialmente uma casa abandonada. Contudo, não encontrou o que pretendia, e acabou por se resguardar numa gruta antes que anoitecesse.
Quando a neve ainda não era tanta, Henrique gravou um vídeo e enviou-o a O MINHO, descrevendo a beleza da paisagem.
“Dito e feito. Eu disse que mal encontrasse um sítio abrigado para passar duas noites, ia ficar lá. Só fiz 5 ou 6 quilómetros, mas não interessa. Vai chover e nevar e assim fico esta noite e amanhã à noite abrigado”, disse Henrique, mal viu que a gruta reunia as condições mínimas para lá enfiar um saco-cama.
Depois, colectou lenha para fazer uma fogueira na gruta, montou o saco-cama (sem tenda, por não haver espaço), e passou a primeira noite a pensar que poderia ser atacado por algum animal.
“Não vejo nada para cima (da caverna), ainda me aparece um urso ou morcegos. Mas que se f***, é aventura, ‘bota’ para a frente”, disse.
Mas diga-se que Henrique até tem tido sorte nas interações na Bósnia. No primeiro dia houve quem lhe oferecesse o jantar e uns doces num restaurante de uma pequena vila, e no segundo dia ofereceram-lhe o pequeno almoço numa aldeia típica da Bósnia, que à primeira vista não é assim tão diferente das paisagens do Minho. Também foi parado pela polícia, mas mandaram-no seguir viagem por ter tudo em dia, aconselhando prudência nas estradas (e nas cavernas).
Depois de percorrer a Bósnia, Henrique Pereira pretende continuar a sua viagem por Montenegro, Albânia, Kosovo e Macedonia, voltando depois a entrar na União Europeia.
O Natal deverá ser passado em Montenegro e o Ano Novo na Albânia.
Na estrada desde 05 de outubro do ano passado, Henrique Pereira já percorreu mais de 6.600 quilómetros ao longo de Portugal, Espanha, França, Mónaco, Itália, Vaticano, San Marino, Eslovénia, Croácia, Áustria, Eslováquia, Hungria, Sérvia e agora Bósnia.
Ajude o Henrique a chegar ao destino
Se quiser contribuir financeiramente para a viagem de Henrique Pereira, pode fazê-lo através dos seguintes canais:
GoFundMe: https://gofund.me/9cf3a8ae
MBWAY: 91 958 37 68
TB: Henrique Pereira
PT50.0036.0117.99100023136.64