O município de Guimarães está a proceder à renovação da iluminação pública na Avenida General Humberto Delgado, por muitos conhecida pelo seu antigo nome de Rua dos “Palheiros”, substituindo as antigas colunas por um modelo clássico, com tecnologia LED, de modo a uniformizar o tipo de candeeiros existentes na área envolvente da Colina Sagrada, no anel rodoviário entre a Câmara Municipal, Universidade do Minho, Castelo de Guimarães e Largo Martins Sarmento (Jardim do Carmo).
Em comunicado, a autarquia informou que esta alteração completa a requalificação paisagística da Avenida General Humberto Delgado, cuja artéria terá, até ao final desta semana, 16 novos exemplares do tipo “Arquihistoric Hamlet”, modelo indicado para iluminar centros históricos, praças, áreas pedonais, centros urbanos e áreas residenciais.
“O seu design clássico permite uma concertada iluminação dos espaços envolventes, numa opção que valoriza e preserva o património. Através do recurso a tecnologias de iluminação energeticamente mais eficientes, este exemplar, acompanhado por colunas “Alba”, proporciona um equilíbrio entre design, segurança e conforto, a par de uma diminuição da pegada ecológica e de um baixo consumo energético”, descreveu o município vimaranense.
A requalificação paisagística que a autarquia está a efetuar em meio urbano é uma das medidas que estão a ser preparadas com o objetivo de contribuir para a melhoria de um conjunto de indicadores relacionados com a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020, designadamente na criação e reformulação de espaços e corredores verdes, qualidade do ar e melhoria das condições de acessibilidade e mobilidade pedonal.
A alteração da iluminação pública surge depois da substituição de 40 árvores pela espécie “Pyrus calleryana”, árvore adaptada ao meio urbano, de rara beleza, quer na primavera quando em flor, quer no outono quando as suas folhas ficam com a cor do fogo.
Fique a par das Notícias de Guimarães. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui