Avenida de Braga com poluição acima do limite legal em 2020 apesar do confinamento

Dióxido de azoto
Avenida de braga com poluição acima do limite legal em 2020 apesar do confinamento
Rua Frei Bartolomeu dos Mártires. Foto: DR / Arquivo

A Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, em Braga, apresentou valores superiores ao valor-limite anual de dióxido de azoto, em 2020, apesar do confinamento e restrições de circulação que se viveram em grande parte do ano.

Numa análise publicada hoje, a associação ambientalista referiu que a concentração média anual de dióxido de azoto (NO2) na Frei Bartolomeu dos Mártires foi de 42 microgramas por metro cúbico (µg/m³), superior ao valor limite anual de 40 µg/m³.

Em Braga, o valor da média anual foi de 42 µg/m³”, apontou a associação, explicando que vê a eficiência de recolha de dados pelas estações “com bastante preocupação”.

“Uma situação que vemos com bastante preocupação é a eficiência de recolha de dados pelas estações. A legislação exige 90% de eficiência. Em Braga, na Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, a eficiência foi de 61%”, indicou a associação ambientalista.

A Zero exigiu ainda medidas por parte da câmara municipal, no sentido de “assegurar a salvaguarda da saúde pública” de quem habita e trabalha nas cidades.

Em relação à cidade de Braga, a organização considerou ser “fundamental reduzir e/ou regular o tráfego rodoviário nas zonas afetadas por elevados níveis de poluição, limitando a passagem de veículos mais antigos ou avaliando outras medidas que permitam reduzir as concentrações”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
46 mil euros para melhorar condições no canil do alto minho

46 mil euros para melhorar condições no canil do Alto Minho

Próximo Artigo
Cabeceiras de basto espalha sal nas estradas afetadas pela formação de gelo

Cabeceiras de Basto espalha sal nas estradas afetadas pela formação de gelo

Artigos Relacionados