Arquivo

Ave garante serviços mínimos de transporte público

Covid-19
Ave garante serviços mínimos de transporte público

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave disse hoje estarem “garantidos os serviços mínimos de transporte público de passageiros” adequados “à procura registada” no âmbito de um período excecional devido à pandemia do novo coronavírus, anunciou hoje aquela instituição.

Em comunicado enviado à Lusa, a CIM do Ave, que agrega oito municípios, explica que a Autoridade de Transporte em concertação com e operadores de transportes, “identificou as necessidades de mobilidade na região, por forma a garantir os serviços essenciais de transporte de passageiros” no seu território.

“Face ao período atual de desconfinamento, a rede essencial de transporte público no território da CIM do Ave poderá ser ajustada semanalmente”, sendo que desde 14 de Abril aquela rede é constituída por 18 linhas de transporte, 121 circulações diárias e um total de 2830 quilómetros diários.

Segundo refere o texto, os oito municípios que constituem a CIM (Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela) desenvolveram aquele plano “reconhecendo o seu dever em responder às necessidades dos cidadãos do seu território, sobretudo no que diz respeito à sua segurança e mobilidade”.

A CIM garante que “atenta ao momento da pandemia, foram acauteladas medidas de restrição ao reduzir o número máximo de passageiros para 2/3 da lotação do veículo, de forma a garantir o distanciamento social necessário e a segurança do posto do motorista”.

Será ainda “obrigatório o uso de máscara e/ou viseira no interior do veículo, bem como respeitar todas as medidas adicionais que forem adotadas, no sentido de preservar a saúde pública”.

Outra “medida primordial” passa pela constante limpeza e desinfeção dos veículos, tendo por base as diretrizes do Governo e das Autoridades de Saúde.

No que toca ao financiamento da rede de transporte público coletivo de passageiros essencial, a CIM explica que “os municípios que a constituem asseguraram todos os custos associados a esta rede de transporte de passageiros”, aplicando a legislação existente.

A Comunidade Intermunicipal do Ave é uma associação de municípios de fins múltiplos criada em 14 de abril de 2009 que tem por finalidade promover a gestão de projetos intermunicipais na região do Ave.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Criança de 5 anos morre nos eua por doença associada à covid

Criança de 5 anos morre nos EUA por doença associada à covid

Próximo Artigo
Condutor sem carta detido após perseguição policial em famalicão

Condutor sem carta detido após perseguição policial em Famalicão

Artigos Relacionados