São 19 as paróquias de Barcelos em que há mudança de párocos. As alterações são tantas que se pode falar de uma autêntica “revolução” no arciprestado de Barcelos, encabeçada pela saída do prior Abílio Fernando Alves Cardoso, que “pediu dispensa para descanso sabático”, como justifica a Arquidiocese de Braga.
Abílio Cardoso, de 70 anos, natural de Marinhas, em Esposende, liderava a Paróquia de Barcelos desde 2004, há quase 20 anos, portanto.
Autorizado pela Arquidiocese de Braga a um tempo sabático, entretanto foi tornado público que irá administrar a paróquia de Alvor, no Algarve, a partir dia 15 de outubro.
Abílio Cardoso será substituído na Paróquia de Barcelos por dois párocos in solidum: Manuel Rocha, atualmente pároco das vizinhas paróquias de Vila Frescainha (S. Pedro e S. Martinho) e Barqueiros (da qual será dispensado), e Marco Gil, pároco de Arcozelo e de Lijó.
Os dois novos párocos tomam posse no próximo domingo, às 11:30, na igreja Matriz, numa missa celebrada pelo arcebispo José Cordeiro.
Outras mudanças
Segundo a informação da Arquidiocese de Braga, são muitos os padres que ‘entram ao serviço’ nos próximos dias em Barcelos.
No sábado, o padre Bruno Lopes entra nas paróquias de Fornelos às 16:30 e de Gilmonde às 18:30. No domingo, entra em Vila Seca às 15:00 e em Cristelo às 17:00.
Também no domingo, o padre Paulo Sérgio das Neves Flores entra na paróquia de Barqueiros às 16:30.
No dia 01 de outubro, Paulo Jorge Brás de Sá toma posse da paróquia de Barcelinhos, às 11:00. No mesmo dia, o padre Manuel da Graça Ferreira de Oliveira entra nas paróquias de Courel e Negreiros, em hora ainda a definir.
Para o dia 08 de outubro, está prevista a tomada de posse do padre José Barbosa Granja das paróquias de Chavão às 09:00 e Grimancelos às 11:00.
De acordo com a mesma fonte, ainda sem data definida estão as entradas de Pedro Lino em Fonte Coberta e S. Miguel da Carreira e de Miguel Reis Lorga Alves de Miranda na paróquia de Midões.
No passado fim de semana, o padre Vítor Hugo já deu entrada nas paróquias de Campo, Roriz, Galegos Santa Maria e Galegos S. Martinho.
No dia 27 de agosto, já tinha sido a vez de Walter Tenório Torres entrar na paróquia de Rio Covo Santa Eugénia.
A Arquidiocese recorda que, no passado mês de julho, 15 sacerdotes ligados ao arciprestado de Barcelos foram “movimentados”. O padre Paulo Sérgio Rodrigues da Silva rumou à paróquia de Aguçadoura, Póvoa de Varzim. Como já referido, o monsenhor Abílio Fernando Alves Cardoso pediu dispensa para descanso sabático. Dois sacerdotes foram reformados. Dois sacerdotes (padre Bruno e padre Vítor Hugo) chegam de novo ao arciprestado. Os restantes sacerdotes já estavam e permanecem no arciprestado.