Autarcas do Médio Ave congratulam-se pela manutenção da maternidade em Famalicão

Encontro com a administração
Autarcas do médio ave congratulam-se pela manutenção da maternidade em famalicão

Os presidentes das Câmaras de Famalicão, Santo Tirso e da Trofa sentaram-se ontem à mesa com a administração e responsáveis pela maternidade, ginecologia e obstetrícia do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) para trocar impressões sobre o funcionamento da maternidade de Famalicão, foi hoje anunciado.

De acordo com um comunicado enviado pela Câmara de Famalicão, no encontro, que decorreu numa unidade de restauração famalicense, o responsável pelo Centro Hospitalar, António Barbosa, agradeceu o empenho dos autarcas na luta pela permanência da maternidade em Famalicão, que considerou “muito importante” para o desfecho que se veio a verificar.

Segundo a mesma nota, o agradecimento “foi retribuído pelos autarcas aos responsáveis pelo hospital pelo seu empenho e trabalho em prol de um serviço público de qualidade exemplar”, reafirmando a sua disponibilidade e compromisso em acompanharem “a maternidade de Famalicão no seu crescimento qualitativo”.

“Estamos a falar de um equipamento essencial para a região, que desenvolve um trabalho de reconhecida qualidade, um serviço público estruturante para o presente e futuro dos nossos municípios”, referiu o autarca famalicense, Mário Passos, citado na nota.

Recorde-se que o encerramento da maternidade do Centro Hospitalar do Médio Ave foi uma das possibilidades adiantadas pelo estudo da Comissão de Acompanhamento de Resposta às Urgências de Ginecologia/Obstetrícia, possibilidade entretanto descartada pelo Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde.

O CHMA serve cerca de 250 mil habitantes. A administração tem sede em Santo Tirso, gerindo o Hospital Conde de São Bento, em Santo Tirso, e o Hospital S. João de Deus, em Famalicão. Em 2022, o Centro Hospitalar do Médio Ave registou um total de 1.175 nascimentos, um acréscimo de 17% em comparação a 2021.

Os três presidentes de Câmara reforçam o seu contentamento com a decisão e reafirmam o seu compromisso “em contribuir para manter e elevar a qualidade dos serviços prestados no Centro Hospitalar do Médio Ave”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Detido no aeroporto do porto com mais de 6 quilos de cocaína numa mala

Detido no aeroporto do Porto com mais de 6 quilos de cocaína numa mala

Próximo Artigo
Proposta apoiada por barcelos quer criar capital europeia do comércio local

Proposta apoiada por Barcelos quer criar Capital Europeia do Comércio Local

Artigos Relacionados