A requalificação da Estrada Nacional 14 (EN14) na zona de Vila Nova de Famalicão, cuja empreitada foi esta quarta-feira contratualizada, vai permitir “um acréscimo de atividade económica, produtividade e empregabilidade” na região, defendeu o presidente da Câmara, Paulo Cunha.
O contrato entre a Infraestruturas de Portugal e a empresa vencedora da empreitada, no valor de 3,3 milhões de euros, foi assinado no salão nobre da Câmara Municipal e contempla a duplicação da EN14, entre a rotunda sul da variante nascente a Famalicão e o lugar de Vitória, em Calendário (Rotunda do Grocenter). Contempla ainda a beneficiação do troço entre Vitória e de Santana, em Ribeirão, onde vai nascer também uma nova rotunda que assegurará a articulação com a futura via de acesso à Área Empresarial Famalicão Sul – Lousado, a realizar pela autarquia de Famalicão.
Os encargos com a implantação e reforço da iluminação pública na via, a responsabilidade pela elaboração dos projetos e respetivo estudo de impacto ambiental ficaram a cargo na autarquia de Vila Nova de Famalicão. Num investimento que ronda o meio milhão de euros, a autarquia fica ainda com a responsabilidade pela conservação, manutenção e requalificação dos arranjos paisagísticos incluídos na intervenção.
“Hoje é um dia nobre para Vila Nova de Famalicão. Há mais de 25 anos que a intervenção na EN14 é uma legítima pretensão dos famalicenses”, afirmou o autarca de Vila Nova de Famalicão, na cerimónia de assinatura do referido contrato.
“Este não foi o primeiro passo mas é um passo muito importante, concretizam-se argumentos que de facto a obra vai começar. A intervenção que vai acontecer, e que estou certo que acontecerá noutras áreas da 14, vai promover um acréscimo de produtividade, de atividade económica, de empregabilidade”, salientou Paulo Cunha.
Na mesma cerimónia, o presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, explicou que a intervenção contratualizada está integrada no Programa de valorização das Áreas Empresariais, ao qual estão adjudicados 100 milhões de euros para “aproximar a indústria e tecnologia do desenvolvimento da malha populacional”.
A obra prevê o alargamento da plataforma para 2×2 vias com separador central, a reabilitação integral do pavimento e a instalação de semáforos para controlo de velocidade e travessia de peões, entre outros trabalhos.
Já no caso da beneficiação do troço entre Santana e Vitória a obra consiste na reabilitação integral do pavimento, na construção de novos passeios e reabilitação dos existentes e a reformulação e melhoria das condições de articulação com rede viária municipal existente.
A EN14 regista uma taxa média diária de circulação de 25 mil veículos, sendo 6% deles pesados, sendo que estão também em marcha intervenções na zona da Maia e da Trofa.
A intervenção contratualizada tem como prazo de conclusão o início de 2019, sendo que a data apontada para o arranque da obra é o primeiro trimestre de 2019, após o visto do Tribunal de Contas.