Autarca de Esposende acusa Governo de boicotar inauguração de canal para evitar inundações

Apesar do convite, nenhum governante apareceu
Foto: CM Esposende

O presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, acusa o Governo de boicotar a inauguração do canal intercetor, um investimento de 5,5 milhões com o objetivo de evitar inundações.

A inauguração de “um dos maiores investimentos efetuados na proteção e segurança de pessoas e bens” naquele concelho foi inaugurado no passado sábado, mas sem a presença do Governo socialista, apesar de a Câmara, do PSD, ter feito o convite.

Numa publicação partilhada na sua página de Facebook, Benjamim Pereira afirma que, “apesar do convite dirigido ao Senhor Primeiro-Ministro, que delegou no Senhor Ministro do Ambiente, que por sua vez delegou no Senhor Secretário de Estado do Ambiente, nenhum destes digníssimos representantes da nação, teve disponibilidade de agenda para participar na cerimónia inaugural”.

“Não fosse a indisponibilidade destes membros do governo, outrora, experientes dirigentes socialistas, contrastar com a disponibilidade do anterior ministro do Ambiente, Eng. João Pedro Matos Fernandes, em vir a Esposende, quase poderíamos afirmar que o PS e o Governo têm mesmo muita dificuldade em vir a Esposende, reconhecer e apoiar os projetos deste Município e das suas gentes, apenas por questões de natureza politico partidária”, pode ler-se no comunicado.

E acrescenta: “Mas já diz o ditado, ‘só faz falta quem cá está’ e mesmo com estes boicotes constantes do Governo, tão apreciados pelo PS de Esposende, Benjamim Pereira continua a fazer avançar o nosso território com projetos, reconhecidos por todos, dotando os nossos concidadãos de mais e melhores condições de segurança”.

No mesmo texto, o social-democrata afirma que “Esposende assinalou mais um dia histórico, de muitos que se aproximam e que mostram o ritmo de desenvolvimento a que os Executivos Municipais liderados pelo PSD, têm imposto ao nosso concelho”.

“A inauguração do Canal Intercetor de Esposende, um dos maiores investimentos efetuados na proteção e segurança de pessoas e bens, marca a conclusão de um dos maiores e mais inovadores projetos de engenharia natural, cuja eficiência hidráulica foi já testada nos passados meses de dezembro e janeiro, onde, apesar das condições extremas de precipitação, não se registou qualquer ocorrência de inundação grave, na cidade de Esposende”, refere.

Benjamim Pereira diz que foram “muitos os profetas da desgraça, que mesmo perante a necessidade de uma intervenção séria e eficaz, não se cansaram de atacar este importante projeto, e agora, apesar das evidências do seu funcionamento, insistem em diminuir a importância do mesmo na proteção e segurança de pessoas e bens”.

“Talvez se conhecessem a realidade do território e as dificuldades por que passaram muitas das famílias e empresas severamente prejudicadas pelas inundações, nos locais mais críticos da cidade, tivessem a humildade necessária para reconhecer o sucesso deste projeto.
Um desconhecimento que infelizmente parece ser transversal à governação socialista do nosso país, que, apesar de estarmos perante um investimento direto na proteção de pessoas e bens, de mais de 5,5 milhões de euros, apoiado em financiamento comunitário do POSEUR e do Município de Esposende, tal não foi suficiente, para que o Governo se fizesse representar na cerimónia de inauguração”, critica.

E, a concluir, garante que, “mesmo sem o apoio do Governo”, tem conseguido “avançar com projetos e obras verdadeiramente impactantes na vida das gentes” de Esposende.

“Que assim continue o desenvolvimento do nosso concelho, mesmo que dele não faça parte o apoio do Governo Socialista e do PS de Esposende, que vai colecionando, no nosso concelho, sucessivas e pesadas derrotas”, remata.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x