Arquivo

Augusto Canário atua no Hospital de Braga

Augusto canário atua no hospital de braga
Foto: DR

O cantor popular Augusto Canário vai atuar na próxima quarta-feira, pelas 11:00, no Hospital de Braga, concerto integrado nas comemorações do “Mês do Hospital”, que assinala o 12.º aniversário daquela unidade de saúde.

No mês âmbito, na manhã desta segunda-feira atuou o quinteto de músicos de Vila Verde, os Antíkua, um projeto musical de folk com alguma fusão.

“Na próxima quarta-feira (17 de maio), será a vez do músico minhoto Augusto Canário participar numa breve atuação, agendada para as 11:00, juntamente com Marta Azevedo”, adianta o hospital em comunicado.

Inaugurado em maio de 2011, o atual edifício do Hospital de Braga foi construído de raiz e substituiu o antigo Hospital de São Marcos, prestando cuidados de saúde a cerca de 1,2 milhões de pessoas dos distritos de Braga e Viana do Castelo. 

“Mês do hospital”

O programa do “Mês do Hospital” integra um conjunto de momentos lúdicos dedicados a toda a comunidade hospitalar, sejam colaboradores, utentes ou visitantes. 

As diferentes atividades serão divulgadas semanalmente, tendo arrancado com a atuação do Grupo “Os Zés Pereiras do Novais”, do Centro de Atividades Ocupacionais do Centro D. João Novais e Sousa.

A programação integrou uma aula de ginástica com utentes do programa BragActiva, a atuação do “Conservatório Bomfim”, “Tin.Bra – Teatro para todos” e a Associação de Idosos do Centro Histórico de Braga. No dia 9 de maio, com a participação da Operação Nariz Vermelho, foram cantados os parabéns ao Hospital de Braga. 

Dia do Euromelanoma 

O Hospital de Braga promove, também na quarta-feira, Dia do Euromelanoma e dos Cancros da Pele, um rastreio gratuito de deteção precoce do melanoma, um tipo agressivo de cancro da pele. 

“Pretendemos sensibilizar para prevenção primária deste tipo de cancro, alertando a população para os cuidados a ter no dia-a-dia e para a importância do diagnóstico precoce”, explica Celeste Brito, diretora do Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga, ao justificar o facto da unidade de saúde voltar a aderir ao Dia do Euromelanoma. 

Destacando que “nunca é demais reforçar as medidas preventivas”, Celeste Brito refere que a campanha de sensibilização deste ano incide sobre as proteções utilizadas no Verão, recomendando-se “o tipo certo de proteção para prevenir o envelhecimento precoce da pele e reduzir o risco de cancro”. 

Segundo a Diretora do Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga, citada no comunicado, é importante “evitar a exposição solar excessiva, abrigando-se ou procurando sombras sempre que possível, assim como realizar atividades de treino ou exercício apenas no início ou final do dia, quando o sol é menos intenso”. Celeste Brito recorda ainda outras medidas de proteção: “utilizar chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UV, vestuário para cobrir a pele, optando-se por cores escuras e tecidos com proteção contra UV, não utilizar solários e usar protetor solar com um fator de proteção elevado”. 

Promovido pelo Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga, o rastreio do dia 17 de maio decorrerá entre as 09:00 e as 13:00, sendo necessária a marcação prévia através do contacto telefónico 253 027 381 (horário para a marcação nos dias úteis, de 12 a 16 de maio, das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 16:00). 

A ação destina-se a grupos de risco, nomeadamente, pessoas com as seguintes características: pele clara, cabelos ruivos, dificuldade em bronzear, pessoas que sofreram grandes queimaduras solares, sobretudo na infância, que tenham historial familiar de melanomas, que apresentem sinais irregulares e sinais em áreas traumáticas (por exemplo, couro cabeludo, lábios, palmas das mãos e plantas dos pés). 

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Câmara de braga aprova apoio até 50 euros para quem trocar lâmpadas tradicionais por led

Câmara de Braga aprova apoio até 50 euros para quem trocar lâmpadas tradicionais por LED

Próximo Artigo
Dgs apela ao rastreio às infeções por vih e hepatites virais até 22 de maio

DGS apela ao rastreio às infeções por VIH e hepatites virais até 22 de maio

Artigos Relacionados