Uma entrevista do ator Almeno Gonçalves, nascido em Braga, está a provocar um frenesim no cenário político bracarense, que em plena praça pública das redes sociais, eclode com comentários trocados entre personagens chave das candidaturas do PS e do PSD.
Nessa entrevista, concedida à revista TV Guia, o consagrado ator bracarense que vive há várias décadas em Lisboa acusa Hugo Pires, atual candidato do PS à Câmara, de se aproveitar politicamente das gravações de várias séries, filmes e novelas que têm ocorrido em Braga e que o próprio estaria contra.
O ator diz que o “candidato do PS à autarquia disse na Assembleia Municipal que quem quer fazer séries vem a Braga”, afirmando que “está numa ata que este senhor votou favoravelmente à gravação da série Vento Norte”, mesmo achando que se estava a gastar muito dinheiro com filmagens.
No entanto, Almeno enganou-se no alvo, e Hugo Pires fez questão de manifestar a sua indignação através das redes sociais, relembrando que não exerce funções autárquicas há vários anos e que o destinatário da crítica do ator deveria ser outro. No caso, Artur Feio, que é o número dois na lista de Pires e atual vereador socialista.
Pires diz que já falou com o ator para lhe revelar o engano, e que este compreendeu. No entanto, a notícia já foi replicada por outros portais de comunicação, como é o caso do A Televisão, sem que o ator manifestasse qualquer retratação daquilo que terá dito à TV Guia.
Entretanto, Rui Morais, administrador da AGERE e figura de proa no PSD local, apontado por muitos como o futuro sucessor de Ricardo Rio em 2025, também foi às redes sociais manifestar-se, publicando uma cópia da entrevista de Almeno Gonçalves à TV Guia, deixando no ar que seria verdade o que o ator disse, apesar de estar inteirado que Hugo Pires não desempenha funções autárquicas.
O candidato do PS fez questão de lembrar isso ao gestor social-democrata através de um comentário à publicação: “Nunca disse nada sobre o assunto, nem tão pouco votei alguma coisa porque nem sou autarca. Esta notícia é falsa. E tu, melhor que ninguém, deverias saber que nos últimos quatro anos não desempenhei funções autárquicas, ou seja, não poderia ter votado nada”.
Cerca de 20 minutos depois do comentário de Hugo Pires, foi a vez de Ricardo Rio responder à publicação de Rui Morais. “Rui. O Hugo tem razão. O Almeno enganou-se. O “idiota” é o número 2 da lista do PS, não é o número 1″, escreveu o edil, acrescentando de forma enigmática: “E aproveita enquanto os “pudins” deste rendem. Quando se acabar o açúcar ainda fica como o outro…”.
Poucos minutos depois foi a vez de Artur Feio, que seria o político de quem o ator estaria a falar e confundiu com Hugo Pires, mostrar desagrado nos comentários do administrador da AGERE, respondendo a Ricardo Rio com alguma estupefação.
“Se “idiotas” são aqueles que muitas ideias tiveram, viram-nas chumbadas em diversas frentes e usurpadas por terceiros, então agradeço o elogio. Nunca tive foi a ideia de participar no elenco ou fazer um guião”, respondeu Feio, atual líder da concelhia do PS em Braga. Mas não se ficou por aí.
Numa publicação na sua página pessoal, Feio relembrou que votou a favor dos apoios à gravação de ficção nacional em Braga, mas deixou a ressalva que é importante escrutinar e perceber como serão gastos esses apoios, defendendo-se assim das acusações do ator.
As eleições autárquicas estão marcadas para o próximo dia 26 de setembro.