Desporto
Atletas de Para Surf de Viana sobem ao pódio na Galiza
Hugo Madruga e Marta Paço conquistaram primeiros lugares
A equipa de Para Surf do Surf Clube de Viana (SCV) esteve em destaque na II Edição do Abanca Pantín Surf Adaptado, que decorreu no passado dia 28 de junho, na Praia de Pantín, Valdoviño, Espanha.
Hugo Madruga, em Stand1, e Marta Paço, na categoria de Visual Impairment, conquistaram o 1.º lugar do pódio. Em Knell, Lucas Borges foi 2.º e Tomás Freitas 3.º.
Marco Areias, treinador que, em conjunto com Tiago Prieto, complementava a comitiva vianense, considera que, “apesar das difíceis condições de mar, com vento on-shore e ondulação de 2,5 m, reinou o companheirismo e a solidariedade entre os atletas de Portugal, Espanha, França e Itália. Desportivamente, a prestação da equipa foi excelente, cumprindo todos os objetivos a que se tinha proposto.”
Para Hugo Madruga “mesmo em condições bastante desafiantes, foi um grande momento de partilha de experiências e de aprendizagem, pela participação de atletas de diferentes níveis de surf e, sobretudo, pela entreajuda que esteve presente nesta competição, na qual pessoas com incapacidade voltaram a superar-se.”
Hugo Madruga, que, além de atleta, é treinador do SCV, avança que “o desporto adaptado, e especificamente o surf adaptado, está em crescimento”.
Durante a cerimónia de entrega de prémios, os organizadores e os patrocinadores do evento anunciaram que a competição de surf adaptado, que se estreou o ano passado, é para continuar a integrar esta grande celebração do surf.
A II Edição do Surf Adaptado fez parte do Abanca Pantín Classic Galicia Pro 2021, evento que, entre 26 de junho e 4 de julho, celebrou a sua 34ª edição e está incluído no circuito de qualificação mundial da World Surf League (WSL).
O Pantín Classic é uma celebração de referência no panorama desportivo internacional da cultura surfística.
-
RegiãoHá 1 dia
Elevada concentração de partículas mortais entre Porto e Braga nas próximas horas
-
Viana do CasteloHá 2 dias
Encontrada mais uma piroga no rio Lima, em Viana do Castelo, que é “tesouro nacional”
-
AveHá 2 dias
Apreendidos 150 quilos de meixão em Famalicão (valem mais de um milhão de euros)
-
Alto MinhoHá 2 dias
Sistelo, o ‘pequeno Tibete português’, em destaque num dos maiores jornais franceses