Ana Rita Rego, de Famalicão, conquistou duas medalhas de ouro para Portugal no 6.º Europeu de Health Qigong, em Viena, Áustria.
As medalhas foram conquistadas na prova Wu Qin Xi com 8.88, e na prova Yi Jin Jing com 8.90, categoria >39, enquanto única representante oficial de Portugal.
A atleta esteve ao serviço da Seleção Nacional de Qigong da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas UPD.
Em competição estiveram atletas de 18 países.
Em comunicado, a Jing-She Escola de Wushu Kungfu salienta que, assim, a sua atleta continua a ser “a mais medalhada no desporto Qigong de sempre em Portugal, contribuindo de forma de determinante para o espólio federativo nacional em representação oficial do país”.
Ana Rita encontra-se “extasiada com os resultados e orgulhosa com a superação alcançada num período particularmente difícil, e pela consistência de resultados de excelência em competições internacionais em representação oficial de Portugal”.
Citada em comunicado, Ana Rita agradece ao seu treinador Alexandre Oliveira “pelo suporte fundamental e absoluta confiança na capacidade (da atleta)”.
Ana Rita Rego acrescenta mais duas medalhas europeias ao seu currículo, que conta assim com três ouros mundiais (Japão 2023, Holanda 2017 e Portugal 2015), seis ouros europeus (dois na Áustria 2024, 2 em Inglaterra 2018 e dois em França 2016), e três pratas mundiais (Japão 2023, Austrália 2019, e uma de equipa em Portugal 2015).
O Europeu de Health Qigong é a competição oficial da modalidade na Europa, da responsabilidade da International Health Qigong Federation – IHQF, e realizada bianualmente.
A sexta edição decorreu entre 25 e 30 de setembro, na cidade de Viena, na Aústria.
Ana Rita Rego regressa a Portugal no dia 02 de Outubro.