Seguir o O MINHO

Desporto

Atleta de clube de Monção faz história ao atingir ‘oitavos’ nos Europeus de tiro com arco

Representa a Subzone Academia de Tiro com Arco

em

Nuno Carneiro. Foto: DR

Nuno Carneiro conseguiu hoje um resultado histórico para Portugal ao atingir os oitavos de final do campeonato da Europa de tiro com arco, na Alemanha, que garante “confiança suplementar” para o “sonho” de atuar em Paris2024.

“É a confirmação do trabalho que tenho vindo a fazer. Creio que nunca um outro competidor português atingiu este patamar em Europeus. Estou muito feliz, apesar de sentir que nos ‘oitavos’ não estive ao meu melhor nível, podendo mesmo ter ido mais longe”, disse o atleta portuense em declarações à Lusa.

O representante do Subzone Academia de Tiro com Arco (SATA), clube de Monção, começou por afastar Forlani Jacopo, de São Marino, por 6-0 (28-23, 28-24 e 28-24), seguindo-se o israelita Frenkel Niv por igual 6-0 (24-22, 29-26 e 29-24).

Na terceira ronda, superiorizou-se ao checo Jaromir Tremer por 6-2 (28-25, 29-25, 18-29 e 27-24) antes de cair perante o alemão Vetter Jonathan pelos mesmos 6-2 (28-28, 26-28, 28-29 e 27-27).

“Trabalho para cumprir o meu sonho olímpico. É para isso que treino e tento evoluir, dando o melhor de mim à modalidade, que carece de outra visibilidade e apoios. Seria muito importante, para todos, ser bem-sucedido nesse objetivo de ir aos Jogos Olímpicos”, vincou o estudante de Educação Física, no ISMAI.

Para continuar a evoluir, o bicampeão nacional, de 21 anos, deseja poder contar em Portugal com treinadores “com conhecimentos superiores”, além de um acompanhamento “psicológico” mais próximo que ajude ao seu crescimento enquanto desportista.

A primeira possibilidade de qualificação olímpica será nos mundiais de 2023, mas este ano ainda quer poder brilhar na Taça do Mundo de Paris, bem como nos Jogos do Mediterrâneo, que vão decorrer em Oran, na Argélia.

EM FOCO

Populares