Atleta de Arcos de Valdevez sagra-se campeã nacional universitária e bate recorde de 26 anos

IPVC conquistou três títulos nacionais de atletismo
Celina Peneda. Foto: DR

Três campeãs nacionais, uma medalha de bronze e mais cinco atletas finalistas. Foi este o resultado de um fim de semana “histórico” para o desporto universitário e para o Politécnico de Viana do Castelo no Campeonato Nacional Universitário de Atletismo de Pista ao Ar Livre, prova organizada pelo Politécnico de Beja.

Celina Peneda subiu ao mais alto lugar do pódio em 400 metros barreiras. A finalista do curso de licenciatura em Design do Produto, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo e atleta da Academia Desportiva de Arcos de Valdevez, conquistou ainda o quarto lugar nos 100 metros.

Já para Carolina Caseiro, estudante do primeiro ano do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, da Escola Superior de Educação (ESE-IPVC) e atleta do Juventude Vidalguense (Leiria), sagrou-se campeã nacional do lançamento de dardo, na sua estreia na campeonato nacional universitário.

Carolina Caseiro. Foto: IPVC

A lista de medalhas de ouro para atletas do Politécnico de Viana do Castelo só ficaria completa com o triunfo de Marta Araújo no salto em altura. A estudante do segundo ano do curso de Gestão da ESTG-IPVC e atleta do Sporting destacou-se entre a concorrência ao renovar o título que trazia da pista coberta.

Marta Araújo. Foto: IPVC

“Não estava à espera de ser tão bom”

Tinha em mente dar o seu melhor, divertir-se e, se possível, ultrapassar os recordes pessoais. No final de dias intensos de competições, Celina Peneda não poderia estar mais satisfeita, porque conseguiu atingir todos os objetivos a que se tinha proposto.

“Diverti-me imenso, tive prazer no que estava a fazer em cada momento da competição e bati os meus recordes pessoais. Destaco o recorde dos 400 metros barreiras, pois foi por bastante margem e não estava à espera de ser tão bom. A vitória foi só a cereja no topo do bolo depois de uma prova bem executada”, descreve a atleta e estudante da ESTG-IPVC, dizendo-se já ansiosa para o próximo desafio desportivo e para continuar a ser aluna do Politécnico de Viana do Castelo, mas no próximo ano já no mestrado.

Bate recorde regional que durava há mais 25 anos

Celina Peneda não só bateu o recorde pessoal, como também o regional. Nos 400 metros barreiras, fez 63.44, ultrapassando a sua anterior marca, que era de 64.95, e fixando um novo recorde regional, que não era batido há mais de duas décadas e meia (o recorde regional era de 64.70 e datava de 1998). Nos 100 metros, também bateu o seu recorde pessoal. Chegou à competição com 12.46s e fez 12.34s.

Foto: IPVC

Carolina Caseiro chegou com ambição a Beja. Saiu com a medalha de ouro ao pescoço, mas confessa que não quer ficar por aqui. “Foi uma experiência nova. Estou muito feliz com o resultado, apesar de esperar uma marca melhor”, descreve a estudante da ESE-IPVC, citada em comunicado da instituição.

Quem também já pensa na próxima conquista é Marta Araújo. A atleta doSporting fala num “desafio bem concretizado”, mas não esconde que quer voltar espera “voltar a elevar o nome do IPVC numa próxima competição universitária”.

Mas foram mais os atletas do Politécnico de Viana do Castelo em destaque. Lara Rego, estudante do segundo da licenciatura em Desporto e Lazer, da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC) conquistou a medalha de bronze nos 100 m barreiras, ficou em quarto em salto em comprimento e em sétimo nos 100 m; Duarte Ferreira, aluno do primeiro ano do CTeSP em Ilustração e Produção Gráfica da ESE-IPVC, terminou em oitavo lugar nos 200 m e em 17.º nos 100 m; Ariana Ferreira, a frequentar o segundo ano da licenciatura em Engenharia Mecânica, na ESTG-IPVC, destacou-se no lançamento do peso (9.º lugar) e no lançamento do disco (11.º); Eduardo Silva, a terminar o CTeSP em Manutenção Mecânica, da ESTG-IPVC, ficou em sétimo no triplo-salto e em décimo nos 100 m barreiras; por fim, Catarina Arieira, do segundo ano do curso de licenciatura em Educação Básica, da ESE-IPVC, concluiu a sua participação com o 17.º lugar em 400 m.

Naturalmente satisfeito, o treinador da equipa do Politécnico de Viana do Castelo, Joel Maltez, destaca a qualidade dos atletas: “Com uma equipa reduzida, em número, conseguimos, mais uma vez, colocar a fasquia num patamar alto. O IPVC esteve muito bem representado, com uma aposta clara na qualidade dos seus atletas”.

Joel Maltez salienta, ainda, o facto de todos os atletas do Politécnico de Viana do Castelo terem ficado classificados nos primeiros 20 lugares. Os resultados deixam “no ar um bom prenúncio sobre o que esta equipa poderá conquistar para o ano.”

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Advogado defende que 122 arguidos da AIMinho foram julgados por crime inexistente

Próximo Artigo

Paulo Cunha quer universidades mais fortes no Minho

Artigos Relacionados
x