A ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vai estar fechada entre os dias 25 e 27 de setembro para a realização de obras no tabuleiro
A empreitada, da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, vai cortar a circulação entre as 10:00 e as 17:00 naqueles três dias.
“A intervenção é reparação do pavimento nas rampas de acesso, que está muito desgastado”, explicou o presidente da Câmara de Viana, Luís Nobre, em reunião do executivo, citado pelo Jornal de Notícias.
A ponte tem 645 metros de comprimento, é composta por dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário.
Em 2020, a DGPC propôs a classificação a ponte metálica sobre o rio Lima como monumento nacional, fundamentando a decisão com um parecer favorável emitido pela secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura.
A proposta de classificação foi formalizada pela Câmara de Viana do Castelo, em 2018.
Inaugurada em 1878, a ponte metálica sobre o rio Lima foi desenhada pela casa Eiffel de Paris e substituiu a ponte em madeira que ligava o então terreiro de São Bento à margem esquerda do rio Lima, junto à capela de São Lourenço, na freguesia de Darque.