Atenção. Não responder aos Censos 2021 dá multa que vai até 50 mil euros

Censos 2021
Atenção. Não responder aos censos 2021 dá multa que vai até 50 mil euros
Jf são victor

A operação Censos 2021 já arrancou em Portugal e, nesta quarta-feira, estima-se que já foram entregues cerca de quatro milhões de cartas com os códigos para preencher os dados através da internet. No entanto, há quem se negue a responder, arriscando a pagar uma coima que pode chegar aos 25 mil euros para pessoas singulares e 50 mil para coletivas.

De acordo com os números 2 a 6 do artigo 27.º da Lei n.º 22/2008, de 13 de maio de 2008, quem se recusar a preencher os seus dados neste recenseamento arrisca a coima que vai de 250 a 25 mil euros para singulares e 500 a 50 mil para coletivos.

Em caso de negligência, os montantes mínimos e máximos das coimas previstas nos números anteriores são reduzidos para metade, pode ler-se na Lei.

De acordo com o ponto quatro, sempre que o ilícito de mera ordenação social resulte da omissão de um dever, a aplicação da sanção e o pagamento da coima não dispensam o infractor do seu cumprimento, se este ainda for possível, ou seja, mesmo a pagar multa, terá depois que responder.

Explica ainda a lei que “pode haver lugar ao pagamento voluntário da coima pelo seu valor mínimo”.

O produto das coimas apreendido nos processos de contra-ordenação reverte em 40% para as autoridades estatísticas e em 60% para o Estado e na totalidade para as Regiões Autónomas.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Portugal vence noruega e confirma superioridade no apuramento para euro de futsal

Portugal vence Noruega e confirma superioridade no apuramento para Euro de futsal

Próximo Artigo
Trabalhadores da coelima preocupados com insolvência mas vão continuar a produzir

Trabalhadores da Coelima preocupados com insolvência mas vão continuar a produzir

Artigos Relacionados