Seguir o O MINHO

Região

Atenção às alergias. Pólenes no Minho em níveis elevados

em

A Rede Portuguesa de Aerobiologia colocou a região de Entre Douro e Minho no grupo de regiões onde os pólenes encontram-se no nível ‘Elevado’, com predomínio dos pólenes das árvores cipreste e pinheiro e da erva urtiga.

Mapa mostra previsão dos níveis de concentração de polenes no ar ambiente. DR

Na previsão semanal disponível no seu site na Internet, aquele serviço da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPIAC) coloca ainda as regiões de Trás-os-Montes e do Algarve com a classificação de risco ‘Elevado’. Nas restantes regiões do continente cobertas pelo serviço, com estações de monitorização em Coimbra, Castelo Branco, Lisboa e Évora, o risco é ‘Muito Elevado’.

Às pessoas alérgicas, a SPIAC apresenta um conjunto de recomendações, como consultar o boletim policlínico, programar as férias tendo em atenção os pólens, evitar realizar atividades ao ar livre, manter as janelas fechadas, usar óculos escuros e fazer a medicação prescrita, explicadas no site.

As concentrações de pólenes no ar ambiente são classificadas como baixas, moderadas, elevadas e muito elevadas.

A Primavera chegou hoje às 10:19 da manhã e prolonga-se até ao dia 21 de junho.  De acordo com o IPMA, os próximos dias serão de descidas de temperaturas e chuva.

 

Fique a par das Últimas Notícias. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares