Foi, ontem, instalado um novo radar na variante que liga Guimarães ao concelho vizinho de Fafe. O dispositivo está montado no início da subida para o Alto de Arões, no sentido Fafe-Guimarães, contudo, deverá ter a capacidade de ler a velocidade das viaturas que circulam em sentido contrário, na zona onde habitualmente a GNR instala o radar móvel.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) está a instalar 50 novos radares de controlo de velocidade que entrarão em funcionamento, progressivamente, ao longo de 2023.
Segundo a ANSR, alguns destes novos equipamentos, vão permitir “a fiscalização da velocidade praticada pelos condutores através da medida da velocidade média do veículo entre dois pontos predefinidos na estrada”.
Dos 50 novos radares, 30 estão a ser instalados para controlo de velocidade instantânea, enquanto os outros 20 são destinados à monitorização da velocidade média, em 80% dos casos, fora das autoestradas.
Atenção, aceleras. Há um novo radar fixo junto aos acessos da A11 em Barcelos
A rede SINCRO, existente desde 2016, é composta atualmente por 62 locais de controlo de velocidade instantânea instalados em várias estradas da rede rodoviária nacional equipados com 58 radares. A ANSR informa que todos os locais com radares “estão sempre sinalizados, e são do conhecimento de todos para que os veículos reduzam a velocidade e consequentemente o risco de acidente e a gravidade dos mesmos”.
Desde que entrou em vigor este sistema de radares de controlo de velocidade, a ANSR registou um total de 1.562.780 infrações. Os anos com maior número de multas foram: 2020 (420.609), 2021 (349.139) e 2019 (323.589).
A tolerância dos radares
Por regra, o condutor não será multado quando circular a uma velocidade 7% acima do limite da velocidade permitida naquela via. Por exemplo: numa autoestrada, onde o limite é de 120 km/h, um condutor que circular a 128 km/h não será multado; numa localidade, onde a velocidade máxima permitida é 50 km/h, a tolerância vai apenas até aos 53 km/h.