Seguir o O MINHO

Desporto

Associações de Braga e Viana ao lado da maioria que quer ‘mudanças’ na federação de atletismo

em

A maioria das associações regionais de atletismo está “empenhada no apoio a uma candidatura de mudança”, nas eleições para os órgãos sociais que vão ter lugar até ao final do ano na Federação Portuguesa de Atletismo.


Das 22 associações regionais, 10 estiveram reunidas em Coimbra, com o apoio expresso de mais duas, e aprovaram um documento em que se mostram determinadas a avançar com uma lista de rotura com a atual direção da federação da modalidade e o seu presidente, Jorge Vieira, apresentando um conjunto de “linhas orientadoras” para serem seguidas.

“Cumprir as deliberações tomadas em assembleia-geral, mesmo que contrárias à vontade da direção em exercício”, e “não considerar as associações regionais como meros figurantes” são alguns dos pontos em destaque no documento.

Pede-se ainda que sejam devolvidas às associações “as responsabilidades de interlocutor privilegiado com clubes, atletas e demais instituições, na sua árera de jurisdição”, que seja retomada a função de diretor técnico nacional (suspenso com a atual direção) e que sejam apresentadas as candidaturas para provas da associação europeia “em devido tempo”.

As associações reunidas em Coimbra querem ainda que seja alterado “radicalmente” o “tratamento secundário dado ao setor juvenil e formação”, invertendo-se o “forte desinvestimento no calendário competitivo”.

O documento é assinado pela maioria das mais fortes associações regionais, entre as quais Lisboa, Porto e Leiria. Algarve, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Madeira, Viana do Castelo e Vila Real foram as outras associações presentes, com Setúbal e Viseu a manifestar solidariedade com a proposta.

Nas eleições para os órgãos sociais da FPA, que terão de ser realizadas até ao final do ano, cada uma das associações tem um total de dois votos no colégio eleitoral. A esses 44 votos juntam-se mais 21 das associações extraordinárias, num total de 65 votos.

Há quatro anos, Jorge Vieira ganhou com a maioria absoluta dos votos, chegando aos 40 votos, contra 19 de Leonel Carvalho.

 

logo Facebook Fique a par das Últimas Notícias. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Desporto

Nilson deixa SC Braga e reforça futsal do Benfica

Futsal

em

Foto: DR

O internacional português Nílson Miguel vai reforçar o futsal do Benfica, informou o clube lisboeta, no mesmo dia em que anunciou a saída de André Coelho, para o FC Barcelona.

“O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou a acordo para a contratação do internacional português Nílson Miguel. Após sete temporadas ao serviço do SC Braga, o futsalista de 28 anos muda-se para a Luz”, indicou o Benfica no sítio oficial na Internet.

O antigo capitão do SC Braga, clube que representou durante sete épocas, disse que os seus objetivos passam por “ajudar o Benfica” a alcançar todas as metas traçadas para a época 2020/21.

As competições de futsal da anterior época foram suspensas em março devido à pandemia da covid-19 e, depois, canceladas, sem atribuição do título.

Continuar a ler

Futebol

CMVM levanta suspensão das ações da Benfica SAD

Operação ‘saco azul’

em

Foto: DR / Arquivo

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários levantou a suspensão das negociações de ações da Benfica SAD, suspensas desde terça-feira, quando foi divulgado que o presidente do clube e a SAD tinham sido constituídos arguidos por fraude fiscal.

Na nota hoje divulgada no ‘site’, a CMVM explica que decidiu levantar a “suspensão da negociação das ações Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD e outros instrumentos relacionados, na sequência da divulgação de informação relevante”.

Na terça-feira, a Procuradoria-Geral da República confirmou a constituição de três arguidos, uma pessoa singular e duas coletivas, por fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, que envolve o Benfica.

Continuar a ler

I Liga

FC Porto pode assegurar título no ‘clássico’ com o Sporting

I Liga

em

Foto: Twitter / FC Porto

O FC Porto pode celebrar hoje a conquista do seu 29.º título nacional, precisando para isso de pontuar na receção ao Sporting, no ‘clássico’ da 32.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, a partir das 21:30.

Os ‘azuis e brancos’ chegam ao ‘clássico’ após quatro vitórias seguidas e seis jogos sem perder – foram apenas derrotados pelo Famalicão na retoma do campeonato -, enquanto os ‘verde e brancos’ ainda não perderam nos oito jogos sob o comando de Rúben Amorim, contando seis vitórias e dois empates.

O embate entre ‘dragões’ e ‘leões’ vai ser arbitrado pelo barcelense João Pinheiro, da associação de Braga.

Antes do jogo do Dragão, a partir das 19:15, o SC Braga, quarto classificado com 56 pontos, pode igualar provisoriamente os ‘leões’, caso vença na receção ao ‘aflito’ Belenenses, que ocupa o 14.º lugar, com 31 pontos, apenas mais um do que a primeira equipa abaixo da linha de despromoção.

Os bracarenses somam duas vitórias sob o comando de Artur Jorge, que substituiu Custódio Castro, enquanto os lisboetas perderam os últimos dois jogos e seguem numa série de seis sem vencer.

O primeiro jogo do dia vai opor o tranquilo Moreirense, oitavo classificado com 42 pontos, ao Paços de Ferreira, 13.º com 34, num encontro marcado para as 17:00.

A formação minhota não perde há cinco jogos, enquanto os pacenses chegam a este encontro em Moreira de Cónegos depois de sofrer uma goleada caseira frente ao SC Braga, por 5-1.

Resultados e programa da 32.ª jornada:

– Segunda-feira, 13 jul:

Marítimo – Rio Ave, 0-0.

Vitória de Setúbal – Famalicão, 1-2.

– Terça-feira, 14 jul:

Santa Clara – Desportivo das Aves, 3-0

Portimonense – Boavista, 2-1

Gil Vicente – Tondela, 3-2

Benfica – Vitória SC, 2-0

– Quarta-feira, 15 jul:

Moreirense – Paços de Ferreira, 17:00

SC Braga – Belenenses SAD, 19:15

FC Porto – Sporting, 21:30

Continuar a ler

Populares