A Associação Empresarial de Braga – Câmara de Comércio e Indústria (AEB) defende uma gestão público-privada para o Mercado Municipal. A medida faz parte de um conjunto das propostas hoje apresentadas pela associação para os setores do comércio e turismo, no âmbito das eleições autárquicas de 2025.
“O comércio e o turismo são motores de desenvolvimento económico e qualidade de vida. Precisam de políticas públicas mais proativas, próximas e adaptadas aos novos comportamentos de consumo, à digitalização e à valorização da experiência urbana e turística, com o envolvimento dos agentes económicos locais”, defende Daniel Vilaça, presidente da AEB.
Entre as várias medidas apresentadas, a AEB propõe a criação de um programa estruturado de apoio ao empreendedorismo comercial e de serviços, com foco em jovens empreendedores e modelos de negócio digitais e globais. A iniciativa inclui apoio técnico, incentivos ao arrendamento de espaços devolutos, incubadoras especializadas, mecanismos de financiamento e programas de mentoria. “Precisamos de empresários mais preparados, com ambição, visão tecnológica e capacidade de competir num mercado cada vez mais exigente. A AEB está pronta para liderar esta nova vaga de empreendedores, em parceria com o Município”, justifica Daniel Vilaça.
Em comunicado enviado a O MINHO, a AEB destaca também a criação de um programa de incentivos à revitalização das lojas integradas no programa “Comércio com História”, apoiando a requalificação dos espaços e a modernização dos modelos de negócio.
“Temos de valorizar o nosso comércio tradicional. As lojas com história são parte da identidade da cidade e devem ser apoiadas para continuar a ser relevantes no presente e no futuro”, defende Daniel Vilaça.
O programa prevê incentivos ao investimento na valorização dos estabelecimentos, apoio técnico à modernização e ações de promoção e dinamização conjunta.
Para o Mercado Municipal de Braga, a AEB propõe a implementação de um modelo de gestão público-privado, que assegure uma coordenação integrada entre as áreas de frescos e de restauração. “É tempo de profissionalizar e revitalizar este espaço, garantindo uma gestão estratégica e coerente e uma orientação clara para o cliente. O Mercado deve ser gerido como um todo – um ecossistema coeso, dinâmico e atrativo. A AEB está naturalmente disponível para assumir um papel ativo nesta nova governação partilhada”, afirma Daniel Vilaça.
Outra “prioridade estratégica” da AEB é a modernização da logística urbana, defendendo a implementação de soluções eficazes e sustentáveis, como sistemas de logística de última milha com pontos de recolha inteligentes, horários alargados e apoio ao transporte sustentável. Propõe ainda um novo plano de localização de espaços de carga e descarga, ajustado às necessidades dos operadores económicos.
A AEB entende ainda que o Município deve reforçar o investimento em promoção nacional e internacional, direcionado a mercados e segmentos de maior poder de compra, posicionando Braga como um destino urbano-cultural, com produtos turísticos diferenciadores e capacidade de atrair visitantes ao longo de todo o ano.
A “simplificação do processo de licenciamento de esplanadas” e “uma melhor articulação entre os grandes eventos e o comércio local”.