Viana do Castelo
Associação de Viana do Castelo condecorada pelo Presidente da República
Pelos serviços prestados às pessoas com deficiência ao longo de 50 anos
A APPACDM de Viana do Castelo recebeu a condecoração de Membro Honorário da Ordem do Mérito, pelos serviços prestados em favor das pessoas com deficiência ao longo de 50 anos, foi hoje divulgado.
Em comunicado hoje enviado às redações, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) refere que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entregou as insígnias ao presidente da instituição, Luiz Carlos Costa.
“A APPACDM de Viana do Castelo fica muito honrada por ver o seu mérito reconhecido enquanto instituição de referência na construção de uma sociedade inclusiva”, refere a nota.
A cerimónia decorreu, na quinta-feira, no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém.
No distrito de Viana do Castelo, a APPACDM dinamiza 13 CACI, 11 residências (cinco lares de apoio e seis lares residenciais), quatro polos de formação profissional, um centro educacional, um centro de emprego protegido, outro centro de recursos para a inclusão do Ministério da Educação, um centro de recursos para a inclusão do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e uma Equipa Local de Intervenção (ELI).
A instituição, com sede na capital do Alto Minho, tem mais de 900 utentes e emprega mais de 300 trabalhadores.
O Presidente da República condecorou as seguintes entidades propostas pelos Conselhos das Ordens Honorificas Portuguesas:
Aires Augusto Nascimento, Grande-Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada;
Comissão Portuguesa de História Militar, Membro Honorário da Ordem de Sant’Iago da Espada. Recebeu as insígnias o Presidente da Comissão, Major-General João Vieira Borges;
Miriam Halpern Pereira, Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique;
Nuno Espinosa Gomes da Silva, Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique;
Fernando Magalhães Crespo, Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique;
José Guilherme Xavier de Basto, Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique;
Pedro Cabrita Reis, Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique;
António Homem Cardoso, Comendador da Ordem do Infante D. Henrique;
António Saiote, Comendador da Ordem do Infante D. Henrique;
Christopher Bochmann, Comendador da Ordem do Infante D. Henrique;
José Nuno Cid Proença, Comendador da Ordem do Infante D. Henrique;
Altamiro da Ressurreição Claro, Comendador da Ordem do Mérito;
Fernando Domingos Moreira Torres, Comendador da Ordem do Mérito;
Arquiteto Gaspar André Moreira Domingues, Comendador da Ordem do Mérito, a título póstumo. Recebeu as insígnias António José Alves Moreira Domingues, filho do Homenageado;
Joaquim Maria de São José Cardoso, Comendador da Ordem do Mérito;
José Joaquim Salvador Santos Meco, Comendador da Ordem do Mérito;
José Mendes Bota, Comendador da Ordem do Mérito;
Manuel João Rodrigues Velloso, Oficial da Ordem do Mérito;
Adriano Cardoso, Medalha da Ordem do Mérito;
APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo, Membro Honorário da Ordem do Mérito. Recebeu as insígnias o Presidente da Associação, Luís Carlos Costa;
David António Rodrigues, Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública;
Daniel Traça, Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública;
Manuela Rosa Coelho Mendonça de Matos Fernandes, Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública;
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública. Recebeu as insígnias a Reitora do ISPA, Isabel Leal;
Luís Azevedo de Vasconcellos e Souza, Grande-Oficial da Ordem do Mérito Empresarial (Classe do Mérito Agrícola);
Joaquim José Mota, Comendador da Ordem do Mérito Empresarial (Classe do Mérito Agrícola);
ViniPortugal – Organização Interprofissional do Vinho de Portugal, Membro Honorário da Ordem do Mérito Empresarial (Classe do Mérito Agrícola). Recebeu as insígnias o Presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão;
Paulo Alexandre Soares Coelho, Comendador da Ordem do Mérito Empresarial (Classe do Mérito Industrial);
Tito Magalhães Gomes, Comendador da Ordem do Mérito Empresarial (Classe do Mérito Industrial).
-
CávadoHá 2 dias
Autarca de Barcelos que ensina a caçar velutinas já espalhou 100 armadilhas e apanhou 13 ‘rainhas’
-
Alto MinhoHá 2 dias
Pás eólicas de toda a Europa vêm para o Minho para serem transformadas em mobiliário
-
GuimarãesHá 18 horas
Empresa de calçado não consegue comprar terreno em Guimarães para investimento de 10 milhões
-
BragaHá 19 horas
Quatro empresas do distrito de Braga já aplicam a semana de quatro dias