Associação de Braga enviou hoje uma quinta ambulância para a Ucrânia

Pedido do hospital de Chernihiv

A Associação Luso-Ucraniana de Braga enviou, este sábado, uma ambulância para a Ucrânia, a quinta desde o começo da Campanha de angariação de viaturas médicas lançada no Dia da Independência do país, a 24 de agosto de 2023, com o objetivo de “ajudar a salvar vidas”.

O presidente do organismo Abrãao Veloso adiantou a O MINHO que a ambulância foi oferecida pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim em resposta a um pedido urgente do Hospital de Tratamento Intensivo de Kozeletska em Chernihiv: “A nossa ajuda visa evitar que as tragédias sejam mais profundas. Somos uma pequena associação, mas temos um conjunto de pessoas que vão ajudando. E, a opinião pública europeia continua a apoiar a Ucrânia o que é muito importante.”, afirmou.

A viatura, que partiu da sede da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, em Braga, é conduzida por Pedro Stepanets e transportar algum material de ajuda humanitária, nomeadamente medicamentos.

Fabrico de velas de aquecimento

Esta Campanha – acentuou – tem, desde a primeira hora, o apoio da Câmara Municipal de Braga, da Misericórdia local, do Lions Clube, da Associação Empresarial, da ASAS – Associação Social Acreditar e Sonhar, e da União de Freguesias.

O organismo tem em curso – e conforme O MINHO reportou – uma outra campanha, intitulada AMA A Ucrânia (Alimentos, Medicamentos e Aquecimento), que além da recolha de produtos, está a realizar sessões de fabrico de Velas de Aquecimento, com vista a ajudar os ucranianos a combaterem o próximo inverno.

“Estas velas destinam-se ao aquecimento do corpo, dos alimentos e também do coração dos ucranianos que mais sofrem da violência russa, nas trincheiras ou nos locais sem acesso a fontes energéticas”, salienta o dirigente associativo.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Futsal: Braga perde primeiro jogo da final em Lisboa

Próximo Artigo

"Foi uma primeira parte espetacular para todos"

Artigos Relacionados
x