Seguir o O MINHO

Cávado

Associação alerta para “perigos” na obra do canal intercetor de Esposende

“Fossos e buracos sem qualquer sinalização colocam população e animais em risco”, diz Associação de Cidadãos de Esposende.

em

"Canal sem vedação". Foto: ACE

A Associação Cidadãos de Esposende alertou, este sábado, a Câmara de Esposende para uma eventual “falta de segurança nas obras do canal intercetor”, anunciou a associação em comunicado.


“Fossos enormes, buracos sem qualquer sinalização ou proteção e entrada no local da obra que está a decorrer representam um perigo iminente para todos os que por essa zona passam”, adverte.

Deixa o alerta de que a “vedação é praticamente inexistente, deixando em aberto a passagem seja de pessoas, seja de animais”. “Se alguma criança entra num dos fossos, é impossível que consiga sair, dada a profundidade e a água acumulada”, refere.

A associação considera que é “inadmissível que numa obra com estas características e com um valor de vários milhões de euros não se coloque a segurança em primeiro lugar”.

“Uma obra que pretende salvar Esposende das inundações, como é o caso, não pode ser colocada no terreno de qualquer forma – há que assegurar todas as condições de segurança”, acrescenta.

Anúncio

Cávado

Praia de Apúlia, em Esposende, eleita um dos melhores destinos familiares

Esposende

em

Foto: CM Esposende / Divulgação

A praia de Apúlia, em Esposende, foi eleita como um dos melhores destinos familiares em 2020, anunciou hoje a autarquia.

Classificada como uma Family Friendly Destination (destino de férias familiares), na categoria Balnear, a praia de Apúlia destacou-se, entre os destinos nacionais balneares ideais para férias em família, tendo obtido 68% dos votos.

O projeto liderado pela Vrbo, plataforma especializada em arrendamentos de férias para famílias, pretende reconhecer o grande esforço desenvolvido pelos municípios portugueses para receber famílias e assegurar umas férias memoráveis e em segurança.

Na descrição avançada pela Vrbo, é salientada a presença dos antigos Moinhos que embelezam as dunas e rodeiam o extenso areal, protegendo-a dos ventos mais fortes. “Sítio ideal para relaxar na companhia da família, a praia de Apúlia carateriza-se pela abundância de algas que é uma das particularidades mais marcantes da praia, tendo dado origem à emblemática figura do Sargaceiro da Apúlia. A riqueza em iodo, presente no sal e nas algas desta praia, confere inúmeros benefícios para a saúde, sendo por isso muito recomendada”.

“É uma honra para o Município de Esposende ver a praia de Apúlia distinguida como um dos melhores destinos familiares em 2020. Atendendo aos parâmetros que são avaliados nesta seleção, constatamos com regozijo, o reconhecimento das famílias, pelo esforço dos municípios portugueses em proporcionar férias memoráveis e em segurança”, vincou o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, citado em nota de imprensa.

O autarca considera que este galardão “também evidencia o esforço da população de Apúlia, nomeadamente na manutenção do espaço público e no cumprimento das normas exigidas para que a qualidade da praia se mantenha”.

Os destinos nacionais sujeitos à escolha do público estão divididos em três categorias que representam a diversidade e a tipologia dos destinos nacionais: balneares, citadinos e campestres.

Os destinos propostos para votação foram identificados através de um inquérito realizado a mais de 200 famílias residentes em Portugal, com base em seis critérios específicos que as mesmas consideram fundamentais na hora de escolherem o seu destino de férias: a segurança na praia (posto de primeiros socorros, proteção da zona de banhos), limpeza e manutenção (da praia, qualidade da água), segurança pública; oferta de restauração variada (restaurantes, cafés, gelatarias), serviços sanitários (centros de saúde, hospitais) e áreas de lazer/entretenimento para todas as idades (parques infantis, jardins, parques de skate e piscinas).

A praia de Apúlia é um dos quatro destinos balneares do concelho de Esposende que ostentam a Bandeira Azul.

A praia de Apúlia já tinha sido distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões, na categoria de Praias, após a votação nacional que registou a participação de mais de 300 mil pessoas.

No comunicado enviado às redações, o município destaca que, “em tempos marcados pela incerteza, decorrente da pandemia provocada pela covid-19, a escolha esmagadora das famílias portuguesas constitui o reconhecimento pelas boas práticas e pelo respeito aos mais altos critérios de qualidade e segurança que caraterizam os destinos turísticos” de Esposende.

Continuar a ler

Barcelos

PJ faz buscas na Associação Comercial e Industrial de Barcelos

Investigação

em

Foto: ACIB

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga está a fazer buscas na Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB), confirmou O MINHO junto de fonte daquela força policial.

A O MINHO a PJ apenas confirmou as buscas, remetendo para mais tarde um eventual comunicado sobre o assunto.

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou à Lusa a realização de buscas na sede e nos centros de formação da ACIB, no âmbito de uma investigação que se encontra em segredo de justiça.

Em resposta por escrito a um pedido de esclarecimento hoje enviado pela Lusa, fonte da PGR informou que o “inquérito é dirigido pelo Ministério Público do DIAP de Braga”.

No entanto, o Jornal de Barcelos diz que em causa estão alegados crimes de fraude que envolvem milhões de euros.

Segundo o Correio da Manhã, as buscas referem-se a suspeitas de alegadas irregularidades com fundos comunitários para a formação profissional e a faturação de despesas fictícias.

Desde o início desta manhã vários inspetores da PJ de Braga estão a passar a pente fino os centros de formação de Barcelos e Esposende da ACIB, adianta aquele diário, acrescentando que, para já, nenhum dos visados será constituído arguido.

Além dos espaços da ACIB, foram feitas também três buscas domiciliárias. Um dos alvos das buscas é o diretor do jornal Barcelos Popular, José Santos Alves.

O presidente da ACIB, João Albuquerque está a acompanhar as diligências na associação.

Notícia atualizada às 16h02.

Continuar a ler

Barcelos

Barcelos já tem dois abrigos para gatos abandonados

em

Abrigo para gatos. Foto: Divulgação / CM Barcelos

São dois os novos abrigos criados para acolher os gatos abandonados no concelho de Barcelos, com o objetivo de controlar esta população e garantir o bem-estar animal, anunciou hoje a autarquia.

Esta medida serve para facilitar a captura dos gatos para esterilização e integra a política do município de controlo das colónias de gatos existentes.

Faz parte do acordo de colaboração entre o Município de Barcelos e a Strettdogs – Associação de Proteção Animal.

O acordo prevê que o Município de Barcelos cumpra os objetivos de aplicação de um programa de esterilização para animais errantes, de programas de captura, esterilização e devolução de gatos silvestres e assilvestrados aos locais de origem, vulgarmente designados por Programas CED (capturar, esterilizar e devolver), e, desta forma, controlar as colónias de gatos e reduzir a população felina silvestre, através de um método ético e eficaz.

Assim, na passada sexta-feira, 11 de julho, o Município inaugurou dois abrigos para colónias de gatos, um projeto-piloto integrado na estratégia de controlo de gatos errantes, que vão permitir alimentá-los com qualidade e executar a política de controlo através das medidas sanitárias, para que esta população não cresça desmesuradamente.

Estes abrigos situam-se em áreas devidamente especificadas e que não ponham em causa a salubridade, a saúde pública e a segurança de pessoas, animais e bens.

Cada colónia terá um conjunto de responsáveis, que irão zelar pela qualidade do bem-estar animal. O primeiro abrigo situa-se na EMEC e tem como responsável a cuidadora Emília Gonçalves; o segundo abrigo situa-se na Rua Silva Vieira (Quinta do Aparício) e tem como responsável o cuidador João Pedro Ferreira, ambos voluntários na Streetdogs.

Em resultado da parceria entre o Município de Barcelos e a Streetdogs, até 30 de julho, foram esterilizados 166 gatos adultos, retirados de colónias e encaminhados para adoção cinco gatos adultos e vinte e um gatos bebés.

Continuar a ler

Populares