ASAE encerra restaurante com baratas e alimentos estragados em Vila do Conde

Aqui perto
Asae encerra restaurante com baratas e alimentos estragados em vila do conde

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou um restaurante em Vila do Conde, após verificar que, além de alimentos estragados, o estabelecimento tinha baratas, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado a O MINHO, a ASAE explica que o estabelecimento de restauração, inserido num complexo industrial, era direcionado para a confeção e comercialização de refeições em ‘take-away’ em plataformas digitais e serviço de refeições à mesa.

Os inspetores da ASAE verificaram que o espaço não reunia “as condições mínimas de higiene e técnico-funcionais para manipulação e comercialização de géneros alimentícios, colocando dessa forma, em perigo a saúde pública”.

“Para além do referido e após serem submetidos a perícia por médico veterinário, procedeu-se também à apreensão de 151 kg de géneros alimentícios no valor estimado de 45 euros, por se considerarem ‘anormais avariados’, em virtude de se encontrarem deteriorados ou com modificações de natureza e qualidade, resultantes do frio e da má conservação, tendo sido encaminhados para destruição, por falta de requisitos, para Unidade de Transformação de Subprodutos aprovada”, refere o comunicado.

A ASAE instaurou um processo-crime por comercialização de géneros alimentícios “anormais avariados” e determinou a suspensão do restaurante, “por não reunir as condições mínimas de higiene nas zonas de manipulação de géneros alimentícios, tendo-se verificado a existência, neste espaço, de praga de insetos (baratas) que são potenciais portadoras de salmonelas causadoras de doenças como a disenteria, gastroenterite e febre tifoide”.

“A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”, conclui o comunicado.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Uminho tem 57 cientistas entre os mais influentes do mundo

UMinho tem 57 cientistas entre os mais influentes do mundo

Próximo Artigo
Ue dá ‘luz verde’ final ao carregador universal que entra em vigor em 2024

UE dá ‘luz verde’ final ao carregador universal que entra em vigor em 2024

Artigos Relacionados