Seguir o O MINHO

País

ASAE apreende 5 balanças e 1.100 quilos de fruta e produtos hortícolas em mercados abastecedores

Fiscalização

em

Foto: Ilustrativa / DR

A Autoridade de segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cinco balanças e cerca de 1.100 quilos de fruta e produtos hortícolas, numa operação de fiscalização em mercados abastecedores, de norte a sul do país, durante as últimas semanas.

Em comunicado enviado a O MINHO, a ASAE salienta que fiscalizou 262 operadores económicos, tendo sido instaurados 23 processos contraordenacionais.

As principais infrações detetadas foram a falta de preços em bens, a falta de indicações (variedade, origem e categoria), a falta de controlo metrológico de pesos, entre outras.

“Foram ainda apreendidos cinco instrumentos de pesagem, e aproximadamente 1.100kg de frutos e produtos hortícolas frescos, no valor global de 2.200 euros”, refere o comunicado.

A ASAE garante que “continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”.

EM FOCO

Populares