ASAE apreende 381 kg de carne num matadouro ilegal em Trás-os-Montes

Abastecia talhos na região norte
Asae apreende 381 kg de carne num matadouro ilegal em trás-os-montes
Foto: ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 381 quilos de carne num matadouro ilegal, no distrito de Bragança, que fornecia talhos no norte do país, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a autoridade refere que a apreensão decorreu no âmbito da “Operação Páscoa”, que se encontra em curso, tendo levado ao desmantelamento de um local onde se procedia, de “forma ilícita, camuflada e sem condições técnico-funcionais e de higiene ao abate de animais de várias espécies”.

“No seguimento de diligências de vigilância e inquérito, onde se investigavam os ilícitos de abate clandestino e de comercialização de géneros alimentícios anormais avariados, foi identificado o local de distribuição e comercialização para estabelecimentos de restauração e talhos da região norte do país”, lê-se na nota da ASAE.

Como resultado da ação, foram cumpridos dois mandados de busca não domiciliários, e apreendidos 381 quilos de carne de ovino, caprino e bovino, instrumentos de abate e corte (facas, fuzil, cutelo, serra, machado, entre outros), instrumentos de pesagem (balança) e diversa “documentação relevante para efeitos probatórios”, num valor aproximado de 6.000 euros.

Após perícia, realizada pelo médico veterinário oficial, e confirmação do “estado de degradação” dos produtos, “impróprios para consumo humano”, foi ainda determinada a sua “destruição e encaminhamento para transformação em estabelecimento oficial”.

A operação da Unidade Regional do Norte contou ainda com o apoio da Divisão de Análise e Pesquisa de Informações da ASAE.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Morreu nuno guerreiro, cantor dos ala dos namorados

Morreu Nuno Guerreiro, cantor dos Ala dos Namorados

Próximo Artigo
Homicida de "manu" já está na pj de braga

Homicida de "Manu" já está na PJ de Braga

Artigos Relacionados