Seguir o O MINHO

Futebol

Artur Jorge espera deslize do Sporting para o Braga depender apenas de si

I Liga

em

O treinador Artur Jorge observou hoje que uma derrota do Sporting permitirá ao SC Braga depender de si para alcançar o terceiro lugar da I Liga de futebol na 32.ª jornada, na qual defrontará o Belenenses SAD.


Ganhando na receção à equipa lisboeta, os bracarenses asseguram desde logo o quarto lugar e podem apanhar na terceira posição ao Sporting, que joga no mesmo dia no Estádio do Dragão, frente ao FC Porto, ultrapassando os ‘leões’ devido à vantagem no confronto direto, em caso de igualdade pontual.

“A torcer por uma derrota do Sporting? Estou a torcer por ganhar ao Belenenses SAD, mas não fujo a essa questão. Naturalmente, que esta é uma jornada muito importante nesta luta e sabíamos que uma vitória em Paços de Ferreira [5-1] nos poderia pôr a olhar para este jogo de forma a podermos depender de nós próprios, se o Sporting” perder com o FC Porto, disse o treinador, na antevisão da partida com os ‘azuis’.

Artur Jorge frisou, contudo, que a equipa tem que fazer o seu trabalho, “que é vencer o Belenenses SAD”, para poder somar mais três pontos e, no final da jornada, ver se está na posição que pretende para “atacar” as duas últimas rondas.

Com um curto percurso 100% vitorioso, Artur Jorge entende que o que pode fazer a diferença é a equipa “manter a mesma atitude” e ser “competente”, como nos dois jogos anteriores, nas goleadas frente ao Desportivo das Aves (4-0) e Paços de Ferreira (5-1).

“É uma performance que me deixa satisfeito, foram resultados bastante confortáveis. Tenho notado disponibilidade mental e física para fazerem o que pedimos”, disse.

Com cerca de 10 dias de trabalho, Artur Jorge considera que a equipa já tem um ‘dedo’ seu, sobretudo em “alguma atitude” que pretende “que seja uma matriz dentro” do clube.

“[Também] Aquilo que pretendemos trabalhar do ponto de vista estratégico para cada um dos jogos, poder libertar os jogadores, dando-lhes confiança, fazer com que sejam iguais a si próprios, porque sabemos que são de grande qualidade, e fazer com que a motivação possa estar no limite para poder abordar estes últimos jogos no limite, sermos muito fortes na agressividade, no compromisso e no querer, uma equipa mais à imagem do que quero”, disse.

Paulinho, com 17 golos no campeonato (25 no total de todas as competições), partilha com os benfiquistas Carlos Vinicius e Pizzi a liderança da lista dos melhores marcadores da I Liga e Artur Jorge considera que a sua chamada à seleção nacional seria “um prémio bastante justo”.

“O Paulinho é um ponta-de-lança de excelência e, pela sua performance, merecerá a chamada à seleção nacional, ainda que a seleção tenha excelentes atletas para essa posição. Mas era um prémio bastante justo pela temporada que está a fazer. Ele vai ainda marcar mais golos e vê a possibilidade de ser o melhor marcador do campeonato. Com isso, abre uma janela naquilo que é a sua ambição pessoal, que, contudo, não ultrapassa a sua ambição de ajudar a equipa a conseguir o terceiro lugar”, disse.

O técnico considera que o SC Braga “tem vindo a ser gigante” nos últimos anos, desempenho que não pode ser abalado por uma determinada “fase menos boa em termos desportivos”.

“O SC Braga tem tido um crescimento enormíssimo, afirmando-se nos três, quatro primeiros lugares. Tem um plantel excelente, recheado de ótimos jogadores, com grande potencial e que têm dado uma resposta muito positiva”, disse.

O técnico revelou ainda ter começado o curso de treinador de nível IV, mas a sua frequência está condicionada pelos compromissos com o SC Braga.

SC Braga, quarto classificado, com 56 pontos, e Belenenses SAD, 14.º, com 31, defrontam-se a partir das 19:15 de quarta-feira, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por André Narciso, da associação de Setúbal.

Anúncio

Futebol

Ex-Famalicão Rafael Defendi reforça baliza do Farense

Futebol

em

Foto: DR

O guarda-redes brasileiro Rafael Defendi, ex-jogador do Famalicão, tornou-se hoje o quarto reforço do Farense para a época de regresso à I Liga portuguesa de futebol, anunciou a SAD algarvia.

“A Sporting Clube Farense – Algarve Futebol SAD comunica que chegou a acordo com o atleta Rafael Defendi para a celebração de um contrato de trabalho com a duração de duas épocas desportivas”, revelou o clube de Faro, em comunicado divulgado nas redes sociais.

Rafael Defendi, de 36 anos, reencontrará na capital algarvia o treinador Sérgio Vieira, que o orientou na época passada em Famalicão.

O guardião teve uma primeira passagem pelo futebol português no Desportivo das Aves, em 2007/08, regressando depois ao seu país natal. Voltou em 2014 para o Paços de Ferreira, que representou até 2018, mudando-se para o conjunto famalicense.

Na época agora concluída, Defendi somou 19 partidas em todas as competições pelo Famalicão.

Defendi junta-se ao guardião Ricardo Velho, ao médio Amine Oudrhiri e ao avançado Pedro Henrique no rol de reforços já anunciados pelos algarvios, que regressam ao escalão principal após 18 anos de ausência.

Sob o comando de Sérgio Vieira, o Farense dá início aos treinos para a nova temporada esta quinta-feira, no campo Sousa Uva, no concelho vizinho de São Brás de Alportel.

Continuar a ler

Futebol

OMS diz que é “irrealista” ter eventos desportivos com grandes multidões

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou hoje de “irrealista” a possibilidade de realização de eventos desportivos com grandes multidões em países mais atingidos pela pandemia de covid-19.

O diretor de emergências do organismo, Michael Ryan, considerou que, a acontecer, poderia ser “desastroso”: “É muito pouco realista pensar que em países com transmissão local veremos grandes encontros, como este ano”.

De acordo com Michael Ryan, “não é possível prever o regresso de 40.000, 50.000 ou 60.000 pessoas” a um recinto de jogos, sublinhando que “o risco não é apenas de estar no estádio, mas também nas deslocações em transportes públicos”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 701 mil mortos e infetou mais de 18,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.740 pessoas das 51.848 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Continuar a ler

Futebol

Benfica regressa com exames médicos no sábado e já treina na segunda-feira

Futebol

em

Foto: Twitter / Benfica

A equipa de futebol do Benfica regressa ao trabalho para a época 2020/21 no sábado, uma semana depois de terminar a anterior época, com a derrota na final da Taça de Portugal, confirmou hoje o clube da Luz.

Na ‘newsletter’ diária, é confirmado que o plantel ‘encarnado’ realizará exames médicos no sábado, testes físicos no domingo e que os treinos arrancam na segunda-feira, já às ordens do treinador Jorge Jesus, oficializado por dois anos há dois dias.

A necessidade de iniciar trabalho mais cedo surge em resultado do segundo lugar na I Liga, com o Benfica a ter de disputar a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, no que será o primeiro jogo da época, em 15 ou 16 de setembro.

Desta vez, e face às restrições de calendário impostas pela covid-19, a terceira pré-eliminatória será a um único jogo e o sorteio acontecerá em 31 de agosto, um dia antes do sorteio do ‘play-off’.

Caso ultrapasse a terceira ronda preliminar, o Benfica chegará então ao ‘play-off’, já a duas mãos (15 ou 16 de setembro e 22 ou 23 de setembro), numa época em que já está definido que o início da I Liga será no fim de semana de 20 de setembro.

Os russos do Krasnodar, ‘carrascos’ na mesma fase do FC Porto em 2019/20, e os franceses do Rennes são dois dos possíveis adversários do Benfica na terceira pré-eliminatória.

Jorge Jesus regressa a um cargo que ocupou entre 2009/10 e 2014/15, período em que conquistou 10 títulos, nomeadamente, três campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e cinco edições da Taça da Liga.

Continuar a ler

Populares