Artur Jorge foi eleito o treinador do ano e António Salvador ganhou o prémio Mérito e Excelência da X Gala do Desporto de Braga, que decorreu na noite desta segunda-feira, no Altice Forum.
Na categoria de melhor treinador, o prémio foi atribuído ao técnico da equipa principal de futebol profissional do SC Braga desde a época 2022/2023. Terminou o campeonato em 3.º lugar, alcançado o acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões, objetivo entretanto atingido na presente época desportiva. Foi finalista vencido na Taça de Portugal, tendo ainda alcançado os quartos de final da Taça da Liga.
Já o presidente do clube, António Salvador, ganhou o prémio de Mérito e Excelência.
Esta noite, o Município de Braga voltou a prestar tributo a todos os campeões que, ao longo do ano, demonstraram o seu mérito desportivo a nível nacional, europeu e mundial. Atletas, dirigentes, treinadores, árbitros, assim como o melhor evento desportivo do concelho, tiveram o merecido reconhecimento nesta X Gala do Desporto.
O júri atribuiu o prémio de melhor árbitro a Andreia Sousa, árbitra dos quadros da AF Braga desde a época 2006/2007. Internamente tem atuado como árbitro assistente no calendário competitivo da segunda liga nacional. Na última época atuou na Copa América na Colômbia, efetuou a sua estreia em jogos da I Liga de Futebol Profissional e ainda marcou presença em jogos da Liga dos Campeões Feminina da UEFA.
O prémio de melhor dirigente desportivo foi atribuído a Manuel Machado, presidente da Associação de Futebol de Braga desde o ano de 2011, contando ainda no seu currículo desportivo com a presidência do Futebol Clube de Vizela de 1988 a 1990. A Associação de Futebol de Braga posiciona-se atualmente como uma das associações de futebol mais influentes do contexto futebolístico nacional, com uma forte presença de equipas na I Liga.
Os bracarenses também foram chamados a participar nesta X Gala do Desporto, para eleger o melhor evento desportivo do ano. Através de uma votação online, o X Braga Youth Rugby Cup foi o evento do ano, recolhendo 41,6% dos votos, numa categoria que integrava, ainda, o Braga Open 2023; o Dance World Cup; o Meeting Atetismo Braga, e a 42ª edição da Rampa Internacional Falperra.
Os títulos nacionais e internacionais alcançados pelos clubes e atletas também foram reconhecidos pelo Município de Braga, numa Gala que se revelou transversal a todas as modalidades. Do Atletismo ao Automobilismo e Karting, do Tiro com Armas Caça, ao Xadrez, do Basquetebol e Bilhar, ao Boccia, da Natação à Orientação, passando pelo Boxe, Canoagem, Ciclismo, Dança Desportiva, Montanhismo e Escalada, Padel ou Páraquedismo e Patinagem, entre outras modalidades, foram centenas de atletas distinguidos pelas suas conquistas.