Artigo de opinião coletivo
Equipa do Serviço de Psicologia da ULS Braga E.P.E.
O Dia do Psicólogo, em Portugal, assinalado a 4 de Setembro, data que coincide com a data da criação da OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses), a 4 de Setembro de 2008, pretende assumir-se como um meio de divulgação e reconhecimento público e social do papel da Psicologia e dos Psicólogos na sociedade, nas suas diferentes áreas e contextos de atuação, visando salientar o impacto da intervenção destes profissionais na promoção do bem-estar psicológico, emocional dos portugueses, na prevenção e desenvolvimento saudável das pessoas e da sociedade, no desenvolvimento de políticas ativas da saúde pública, educação e justiça social, de forma a assegurar os direitos humanos fundamentais, a qualidade de vida, a igualdade de oportunidades a coesão social e desenvolvimento sustentável. (OPP,2018)
A saúde psicológica é influenciada e reflete o estado da sociedade, da economia, da saúde, da educação, do contexto sociopolítico e do ambiente onde vivemos e do que foi vivido. Os dados são evidentes, estima-se que, a nível mundial, sete em cada dez pessoas sofrem de um problema de saúde mental e a nível europeu um em cada seis. As perturbações de humor como a ansiedade e a depressão, também designada doença mental comum, tem vindo a assumir níveis cada vez mais elevados e, Portugal é o segundo país da europa com a mais elevada prevalência de doenças mentais, sendo as perturbações de ansiedade e depressão as que apresentam uma prevalência mais elevada. As perturbações mentais e do comportamento representam 12% da carga global das doenças em Portugal, o que representa um custo de cerca de 3,7% do PIB (CNS,2019).
A par da reforma no SNS, nos últimos 3 anos, temos vindo a assistir a uma revolução na saúde mental, levando a uma mudança de paradigma ao nível de intervenção, organização e funcionamento do SNS ao nível da saúde mental, com vista a intervir o mais precocemente e de um modo eficaz, numa lógica de igualdade, proximidade, centralidade e continuidade de cuidados de saúde mental e psicológica.
A saúde mental/psicológica assume-se como um pilar estratégico do Serviço Nacional de Saúde e tal como apresentado no Plano de Emergência em Saúde devem ser implementadas medidas urgentes, prioritárias e estruturantes. Uma das medidas urgentes identificadas é o aumento de recursos prevendo a contratação de psicólogos para os cuidados de saúde primários e de medidas prioritárias, o de intervir o mais precocemente ao nível da doença mental comum através da implementação e disponibilização de programas de intervenção, programas estruturados na ansiedade e na depressão nos Cuidados de Saúde Primários e o aumento da criação das Equipas Comunitárias de Saúde Mental para adultos, infância e adolescência.
Os psicólogos são profissionais de saúde com voz e responsabilidade ativa no âmbito da saúde psicológica e na mudança de paradigma e transformação, que se tem vindo a assistir nas novas orientações e políticas nacionais no âmbito da saúde mental.
Hoje, dia do psicólogo, é também um dia para: realçar que esta mudança de paradigma permite aumentar a capacidade de resposta e melhorar a prestação de cuidados ao nível da saúde psicológica e mental, nos diferentes níveis de atuação; garantir a acessibilidade e a continuidade da prestação de cuidados efetivos; promover a maior especialização das equipas; criar novas respostas de atuação no âmbito da intervenção e promoção da saúde mental. Este investimento contínuo tem benefícios clínicos e socioeconómicos efetivos, com impacto ao nível da diminuição do sofrimento e aumento do bem-estar e da saúde, física e psicológica, na promoção da adesão terapêutica; na gestão da dor e doença crónica; na redução da prevalência dos problemas de saúde, física e mental; no aumento da literacia em saúde da população e do seu acesso a cuidados de saúde de qualidade; no desenvolvimento de intervenções promotoras e preventivas. Tudo isto tem impacto na diminuição da metastização e cronificação destas patologias com repercussões nefastas, na redução dos custos financeiros do SNS.
Hoje, dia do psicólogo, é também um bom momento para relembrar que estes profissionais de saúde também estão na linha da frente, prontos para cuidar da sua saúde psicológica. Não deixe de CUIDAR de si!