Rosa Cristiana Sá, artesã de Barcelos, conquistou o primeiro lugar na Feira Internacional de Artesanato (FIA), em Lisboa, na categoria de “Artesanato Tradicional”, foi hoje divulgado pela autarquia.
A peça que apresentou a concurso designa-se “Família Minhota” e foi feita em pasta de papel.
A FIA está a decorrer em Lisboa até 02 de julho e é a maior feira internacional de artesanato da Península Ibérica e a segunda maior da Europa
A artesã barcelense já tinha ganho o “Prémio Revelação” na Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, em 2022.
Rosa Cristiana Sá nasceu a 22 de setembro de 1980 e licenciou-se na área de Professor de Ensino Básico, variante EVT, e obteve o grau de Mestrado em Gestão Artística e Cultura.
“Ao longo da sua infância teve sempre contacto com as artes, nomeadamente a música. No entanto, na adolescência explorou o seu lado criativo plástico”, lê-se na biografia divulgada pela Câmara de Barcelos.
Surge no artesanato barcelense em 2021, apresentando trabalhos elaborados através da técnica da pasta de papel. Nesses trabalhos reflete o seu gosto pela cultura local, oferecendo-lhe uma nova abordagem plástica.
Desde o seu início no artesanato já ganhou alguns prémios, sendo, todavia, este o maior galardão alcançado até agora. Para a autarquia, este é “um incentivo para que continue a sua produção inovadora no contexto do artesanato de Barcelos”.