Seguir o O MINHO

Aqui Perto

Art Nature Fest: Festival nascido em Ponte de Lima transporta para Montalegre fusão arte-natureza

em

Foto: Divulgação / Art Nature Fest

Nasceu em Ponte de Lima em 2014: o Art Nature Fest, na altura organizado na Quinta do Arquinho. Este ano, numa espécie de segunda edição, o festival que procura fundir a arte com a natureza, é transportado para Fafião, Cabril, Montalegre, no próximo fim de semana, ​29 e 30 de junho,​ e, ainda com um cheirinho limiano, será realizado em parceria com a Associação de Desenvolvimento de Fafião. A entrada é livre​.

Segundo a organização, “num ambiente festivo pretende-se promover o desenvolvimento comunitário e criação artística de uma forma sustentável em comunhão com a natureza. Fafião, Aldeia de Lobos, recebe pela primeira vez o festival e com ele um programa de residências artísticas onde, durante duas semanas, os entornos paisagístico e cultural serão trabalhados numa sinergia com os artistas e a comunidade local – onde o lobo será o protagonista e a natureza onde a arte se vai exprimir”.

No Gerês irá assistir-se a performances musicais, que vão desde o jazz à música electrónica experimental: André Júlio, De Turquoise, apresenta uma construção íntima a solo, onde o instrumento alfa é a Guitarra, e a voz sua fiel companheira; 6+6​, projecto de trios da Escola de Jazz do Porto constituído por Pedro Barreiros, Raquel de Lima e Renato Soeiro; zero_One projecto de André Lima resultante das suas últimas experiências com sintetizadores e caixas de ritmos. As noites serão animadas por Djs ibéricos Manolin Selector, Mister Teaser e ONNLBN ,entre outros.

Das performances teatrais presentes neste festival, Trio Giro animará com os seus passos de dança e as suas vozes versáteis tornando qualquer momento especial e os actores Henrique Apolinário e Raquel de Lima protagonizarão o ​Covil.

Estarão patentes exposições de pintura, escultura e fotografia dos colectivos MAR​-Movimento Artístico de Refoios, de Ponte de Lima, e PROJETIL​-espaço autogestionado polivalente para todas as manobras artísticas e lúdicas, em Braga, e dos artistas Michele Hasselti​, Nuno Velho​, Sonia Daponte Bújan​, Elias Lazaroni e Ricardo Sousa aka MAK​; mostras de videoarte e curtas-metragens, instalações a cargo do Colectivo Berru​, artista polaca Monika Reut e argentino residente em Barcelona, Martin del Litto​, assim como, alguns experimentos audiovisuais.

Dez dias antes do festival os artistas em residência, de diferentes nacionalidades, vão aproximar-se da comunidade, inspirar-se nela e integrá-la no seu processo criativo.

“Numa fusão entre artistas e a comunidade, onde o rural e o urbano, o tradicional e o contemporâneo se irão complementar”, salienta a organização.

Vídeo: Art Nature Fest, Ponte de Lima (outubro, 2014)

Durante o festival, inúmeras atividades em que todos podem participar serão organizadas e dinamizadas pela comunidade: percursos comunitários, caminhadas desenhadas e conduzidas pela comunidade​; workshops dinamizados por elementos da comunidade local; mercado da aldeia pretendendo dar a conhecer os seus produtos; refeições comunitárias com comida tradicional; conto dos lobos​, histórias e lendas contadas pela população e queimada luso-galaica​ com ​Padre Fontes.

O Art Nature Fest destina-se a todas as faixas etárias, com atividades dedicadas a todos aqueles que queiram visitar e participar. No sentido de minimizar o impacto ambiental do festival e consciencializar os participantes, a organização irá reduzir ao máximo a utilização de plásticos e outros desperdícios.

PROGRAMA


Sexta 29 de Junho
18:00:​ Marias Gaiteiras (PT) – Inauguração das
exposições
20:00:​ Jantar Comunitário
21:00:​ Trio Giro (PT)
21:30:​ Topsy Turvy (PT)
22:30:​ De Turquoise (PT)
23:30:​ Performance Animal Belo – Henrique Apolinário (PT)
24:00:​ Queimada com Padre Fontes acompanhado por Marias Gaiteiras
01:00:​ rnd(3) (PT)
02:00:​ Berru Sound System (PT)

Sábado 30 de Junho
10:00:​ ​Atividades pela Aldeia e área envolvente
Percursos comunitários
13:00:​ ​Almoço comunitário
15:00:​ ​Atelier para crianças
16:00:​ ​Contos do Lobo
17:00:​ ​Workshops
Workshops realizados pela comunidade local
Wokshop aprender a trabalhar o couro por
Sango
18:00:​ ​6+6 (PT)
19:00:​ ​Trio Giro
20:00:​ ​Jantar comunitário
21:00:​ ​Hornfels (PT)
22:00:​ ​Big Red Panda (PT)​.
23:00:​ Performance “Covil” – Henrique Apolinário e Raquel de Lima (PT)
23:30:​ ​Performance de dança com música ao vivo – Svenja Tiger (DE) e Kauê Gindri (BR)
24:00:​ ​Manolin Selector (ES)
01:00:​ ​zero_One (live) + Live Av (PT)
02:00:​ ​Mister Teaser (PT)
03:30:​ ​ONNLBN (ES) + Live Av

Populares