Arquiteto Siza Vieira vai projetar novo elevador em Guimarães

No parque de estacionamento da Mumadona

A Câmara Municipal de Guimarães assinou um contrato com o arquiteto Álvaro Siza Vieira para a elaboração de um projeto de elevador para o parque de estacionamento do largo da Mumadona, em frente ao edifício do Tribunal Judicial.

O parque de estacionamento e a nova praça foram inaugurados em outubro de 2005, o projeto é da autoria do arquiteto Siza Vieira e, praticamente desde o primeiro momento, foi muito criticado por não ter acessos para pessoas com mobilidade limitada.

O projeto vai custar aproximadamente 41 mil euros e a empresa “Álvaro Siza 2 – Arquiteto, SA” tem 150 dias úteis, a partir do dia 13 de março, para o apresentar. Recorde-se que, de acordo com o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, um os entraves a que a obra já tivesse avançado, são os direitos de autor que Siza Vieira mantém sobre o projeto.

Foto: Rui Dias / O MINHO

“Se não convencermos o senhor arquiteto não vamos a lado nenhum”, afirmava o autarca, em dezembro de 2021. Em junho de 2020, o então vereador do urbanismo, Seara de Sá, fez saber que a Câmara tinha recusado uma proposta do arquiteto Siza Vieira, orçada em dois milhões de euros, para instalar um elevador no âmbito de uma reestruturação que incluiria ainda a eliminação das infiltrações que se arrastam desde a construção do equipamento.

No contrato para o novo elevador “o projetista prescinde dos direitos de autor e paternidade, em favor da autarquia, de modo que no futuro se possa proceder a alterações”, lê-se no caderno de encargos.

Além do parque estacionamento com 166 lugares e do arranjo da praça, o projeto inicial contemplava um acesso subterrâneo à zona do Castelo de Guimarães e Paço dos Duques e um salão de chá que nunca chegaram a avançar.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Guimarães: Paço dos Duques de Bragança precisa de obras urgentes de 15 milhões

Próximo Artigo

Braga: TUB criam nova linha para os trabalhadores do Grupo Casais deixarem o carro em casa

Artigos Relacionados
x