Morreu o historiador António Viana, vítima de doença prolongada. Investigador, historiador e escritor da freguesia de Areosa, Viana do Castelo, foi autor de diversos livros sobre as ‘gentes’ e o património vianense.
O anúncio foi feito esta noite através das redes sociais da Paróquia do Senhor do Socorro, situada no topo do monte de Santa Luzia.
“Conhecedor e estudioso da nossa terra e das nossas gentes, ajudou-nos a preservar e a enriquecer o património de Areosa”, pode ler-se na nota publicada esta sexta-feira.
“O Sr. António enchia salas: de pessoas (amigos, fãs ou curiosos), sempre que apresentava as suas obras, e de querer saber mais, sempre que falava”, acrescenta a paróquia, deixando um agradecimento público por “tudo o que fez pela freguesia” e “pelo poder e pela riqueza que nos deixou”.
Foi autor de quatro livros dedicados à história e cultura da freguesia de Areosa: “A Falar de Areosa”¸ “A Falar de Abel Viana” , “A Falar de Mário Viana” e o mais recente “Por Amor a Viana e à Areosa”, lançado em março de 2019.
Foi também autor de várias palestras promovidas por diferentes associações e pela Câmara de Viana do Castelo, sempre a falar sobre a sua freguesia e sobre o seu concelho.
Escreveu centenas de crónicas, algumas publicadas na imprensa local.
Ainda não é conhecida a data para as cerimónias fúnebres.