Famalicão
Área Metropolitana do Porto aprova entendimento entre Santo Tirso e Trofa com Famalicão
Associação de municípios MobiAve
em

A Área Metropolitana do Porto (AMP) aprovou, esta sexta-feira, por unanimidade o memorando de entendimento sobre as linhas intermunicipais que atravessam concelhos de Famalicão, Santo Tirso e Trofa e que vai permitir que estes municípios se constituam como associação.
O momento da aprovação deste documento levou o presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto, a abandonar a reunião do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) de 25 de outubro, depois de uma troca de acusações com o presidente daquele órgão, Eduardo Vítor Rodrigues.
Na reunião de hoje, o presidente do CmP, que convidou como observador o presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, município que não integra a AMP, reiterou que este era um processo complexo que levou o seu tempo e que obrigou a uma abordagem jurídica.
Por seu turno, o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, salientou que a assinatura deste memorando não implica a assunção de compromissos financeiros para os restantes municípios, além da Trofa, destacando a importância da constituição de uma nova autoridade de transportes para a gestão dos interesses comuns dos três municípios.
Já o presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto, frisou o caráter “único” do processo desencadeado por estes três municípios, que aguardavam apenas o parecer da AMP para “lançar o concurso” de transportes para aquele território.
Na reunião de 25 de outubro, o autarca envolveu-se numa troca de palavras com Eduardo Vítor Rodrigues.
À data, os municípios da Trofa e Santo Tirso pretendiam que reunião seguinte da CmP, marcada para 06 de dezembro, fosse alterada para data anterior, para permitir que o memorando de entendimento sobre as linhas intermunicipais que atravessam os dois concelhos e ainda o município de Famalicão, fosse incluído na ordem de trabalhos da assembleia municipal de 02 de dezembro.
Os três municípios pretendem constituir-se como Associação de Municípios, a MobiAve, cuja criação está dependente de um entendimento com a AMP que, como autoridade de transporte, gere a rede.
A constituição da associação já teve luz verde da Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave), que, em matéria de autoridade de transportes gere o concelho de Famalicão, faltando uma decisão da AMP, relativamente aos municípios de Santo Tirso e Trofa.
Na reunião de hoje, o autarca de Famalicão, Paulo Cunha, agradeceu o voto de confiança da AMP e sublinhou que o projeto em causa vai representar uma melhoria das condições de acessibilidades para os habitantes não só daqueles três municípios, como também dos que diariamente se descolam para aquele território por motivos profissionais.
Na reunião, o presidente da Câmara da Trofa anunciou ainda que o Tribunal de Contas já deu luz verde ao projeto da construção dos paços do concelho.

Leia Também
Jovem de 25 anos assaltava menores à porta da escola em Famalicão. Foi detido
Covid-19: Quase todos os concelhos do Minho em risco extremo (só escapam dois)
“Não estamos preocupados com o Paços de Ferreira ou com outra equipa qualquer”
“A nossa entrada no jogo foi muito fraca”
Vitória triunfa em Famalicão e fica a um ponto do SC Braga
Marcelo vence em Famalicão com 64%. Ana Gomes com 12,5% e Ventura com 9,8%
Ave
Jovem de 25 anos assaltava menores à porta da escola em Famalicão. Foi detido
Suspeito de 16 roubos

Um jovem de 25 anos foi detido, na manhã desta segunda-feira, por suspeita de vários crimes de roubo junto a escolas do concelho de Famalicão, anunciou a PSP. As vítimas eram sobretudo menores.
Em comunicado, a PSP refere que, pelas 11:00, elementos da Esquadra da PSP de Famalicão, no âmbito de um processo em investigação que decorria há alguns meses, detiveram o suspeito da prática de vários crimes de roubo, praticados junto da comunidade escolar de Famalicão.
“Até ao momento foi possível apurar que o suspeito praticou 16 crimes de roubo, cujas vítimas são essencialmente menores de idade”, sublinha o comunicado.
O detido vai ser presente amanhã no Tribunal Judicial de Guimarães para aplicação das medidas de coação.
A PSP refere que, com esta detenção, “pretende restabelecer o sentimento de segurança junto da comunidade escolar e continuará como sempre empenhada em garantir o sentimento de segurança dos cidadãos”.
Ave
Marcelo vence em Famalicão com 64%. Ana Gomes com 12,5% e Ventura com 9,8%
Eleições presidenciais 2021

Já está fechada a contagem dos votos no concelho de Famalicão, apontando uma vitória expressiva a Marcelo Rebelo de Sousa. Ana Gomes surge em segundo lugar, seguindo-se André Ventura. Vitorino Silva é quarto.
No concelho de Famalicão, Marcelo Rebelo de Sousa conquistou o primeiro lugar colhendo 37.678 votos, Ana Gomes, em segundo, com 7.285 votos, seguida por André Ventura, com 5.711.
Vitorino Silva fica em quarto, com 2.225 votos, Marisa Matias em quinto, com 1.934, Tiago Mayan em sexto, com 1.920, e João Ferreira, por último, com 1.408.

Um motociclista, com cerca de 30 anos, sofreu ferimentos na sequência de uma colisão, esta manhã, no concelho de Famalicão, apurou O MINHO junto de fonte dos bombeiros.
A colisão, entre o motociclo e uma viatura ligeira, ocorreu em Calendário, na Estrada Nacional 14. Um bombeiro ‘à civil’ da corporação dos Bombeiros de Famalicão prestou primeira assistência, até chegada dos Bombeiros Famalicenses.
Apesar do aparato, o motociclista sofreu apenas ferimentos ligeiros, sendo transportado pelos Famalicenses para a unidade hospitalar local.
A PSP registou a ocorrência.
Reportagens da Semana


Covid-19 e emigração fazem de Melgaço o concelho com maior abstenção no país
Eleições presidenciais


Miguel Silva imortalizou a avó com pintura gigante em Barcelos
Pandemia afastou graffiter da avó nos seus últimos meses de vida


Já são conhecidos os temas do Festival da Canção (e há duas vozes de Barcelos)
Fábia Maia e Graciela
Populares
- FutebolHá 2 dias
Salvador e Varandas ‘pegaram-se’ e só a polícia os separou
- BarcelosHá 1 dia
Protesto pacífico com mais de cem pessoas apelou à abstenção em freguesia de Barcelos
- PaísHá 17 horas
André Ventura anuncia demissão da liderança do Chega
- BragaHá 2 dias
Entra em jardim infantil de Braga para roubar, diz que veio buscar criança e acaba agredido por pais