A Câmara Municipal assinou recentemente protocolos de colaboração com as Comunidades Locais dos Baldios de Álvora e de Loureda, num investimento total de
22.903,34 euros, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a autarquia refere que esta iniciativa tem como objetivo “apoiar projetos de reflorestação e regeneração natural promovidos no âmbito do programa PDR2020”.
Em Loureda, o apoio de 11.023,54 euros será destinado ao projeto de arborização de áreas não agrícolas, com a plantação de espécies folhosas e resinosas, contribuindo para a “melhoria da paisagem e a valorização ecológica do território”.
Já em Álvora, o protocolo prevê um apoio de 11.879,80 euros para a execução de dois projetos: o aproveitamento da regeneração natural e a arborização de áreas não agrícolas do Baldio de Álvora, igualmente com recurso à plantação de folhosas e resinosas.
De acordo com a Câmara, estes projetos refletem o seu compromisso com a “sustentabilidade ambiental, a gestão responsável do território e o apoio às comunidades locais na valorização dos seus recursos naturais”.