Arcos de Valdevez transformou 150 toneladas de restos em composto orgânico

Projeto piloto iniciou há um ano
Foto: CM Arcos de Valdevez

O projeto piloto “Restos com Valor”, iniciado em abril de 2024 em Arcos de Valdevez, recolheu 150 toneladas de biorresíduos e transformou-os em composto orgânico.

De acordo com a autarquia, o projeto está a ser “bem-sucedido e conta atualmente com cerca de 50 aderentes, provenientes do setor da restauração, hotelaria, mercados, escolas e IPSS, aos quais o Município entregou um contentor, que recolhe porta a porta, de acordo com as necessidades”.

“Estas 150 toneladas de biorresíduos que foram para o aterro ganharam uma nova vida, transformando-se em composto orgânico que poderá ser utilizado nos espaços verdes do concelho”, explica a Câmara.

Este projeto servirá como base para um futuro alargamento à população.

A Câmara Municipal continua a “promover ações de sensibilização e comunicação, estando em curso ações de formação, porta a porta, aos estabelecimentos HORECA aderentes à recolha seletiva de biorresíduos alimentares, em parceria com o Turismo de Portugal”.

Imagem: CM Arcos de Valdevez

Em curso também encontra-se a campanha de sensibilização ambiental pelas freguesias aderentes, em parceria com a Resulima, com entrega de ecopontos domésticos aos participantes na ação de sensibilização para a correta deposição de resíduos.

Como refere a Câmara, estas ações vão ao encontro às “boas práticas ambientais, tendo em vista o contributo para o cumprimento das metas da reciclagem e consequente desvio de aterro deste tipo de resíduos, pelo que apelamos à população o seu contributo através da separação e colocação de resíduos nos contentores apropriados, para um concelho que se quer mais sustentável”.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados