O concelho de Arcos de Valdevez vai passar a ser servido em termos de emergência pré-hospitalar com uma ambulância totalmente equipada com tecnologia anti-covid, foi hoje anunciado.
A viatura, de marca MAN e adquirida na íntegra com fundos próprios da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, vem incorporada com sistema de pressão negativa (SPN), desinfeção antiviral para viaturas (DAV) e cobertura antiviral para macas (CAM).
De acordo com Germano Amorim, presidente da direção, esta é a “primeira ambulância no Minho e das primeiras em Portugal equipada com a mais recente tecnologia” contra a covid-19, sublinhando que “mesmo com um ano tão atípico como o transato, foi possível adquirir esta nova viatura”.
O objetivo, de acordo com o presidente da instituição, é “melhorar a segurança e o conforto de quem precisa de nós nos momentos mais complicados” e vem complementar “um projeto de renovação da frota de ambulâncias de socorro, sempre na procura de dar uma melhor resposta ao nível de segurança, higiene e conforto para os munícipes e concelhos vizinhos”.
Germano Amorim explica que este “conjunto único” proporciona “um ciclo de defesa antiviral que impede a propagação de vírus, protegendo os doentes transportados e os bombeiros, assim, minimizando a propagação do vírus”.
“A apresentação da nova viatura serve de agradecimento à comunidade arcuense”, afirma o responsável, deixando um agradecimento a todos que contribuem para a instituição.