A autarquia de Arcos de Valdevez apresentou as potencialidades turísticas do concelho e a estratégia turística delineada até 2030 ao secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que esteve de visita ao concelho.
De acordo com o plano estratégico, as metas para 2030 são aumentar a estada média para 2,5 noites; reduzir a taxa de sazonalidade; aumentar o peso dos hóspedes internacionais; aumentar o valor dos proveitos totais por hóspede e aumentar o gasto médio dos visitantes nos negócios de restauração e bebidas.
Para isso, João Manuel Esteves solicitou apoio ao Secretário de Estado do Turismo para a
implementação de um programa de Valorização e Promoção do concelho e do PNPG; para a promoção da dinamização da Agenda Cultural e Eventos nacionais e internacionais; promoção do apoio majorado aos investimentos das Empresas nos Territórios de Baixa Densidade e por jovens.
Em comunicado, a autarquia refere que Arcos de Valdevez aumentou 350% ao nível das dormidas nos últimos anos.
O secretário de Estado, que teve a oportunidade de visitar o Paço de Giela, a Porta do Mezio e o Hotel do Mezio, atualmente em obras, enalteceu o trabalho do Município naquilo que toca à promoção do concelho e a visão estratégica da autarquia e disponibilizou-se para apoiar a sua concretização.
“O Município e os parceiros definiram a estratégia, o que facilita e estimula o desenvolvimento do turismo em Arcos de Valdevez”, referiu Pedro Machado.
Na visita, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, João Esteves, o presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Carlos Abade, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, e empresários da área do alojamento, restauração e animação turística de Arcos de Valdevez.