O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Esteves, quer que o Governo concretize “com brevidade” a ligação do IC28 à fronteira da Madalena e a Celanova. Para isso, pede que seja incluída no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, que ficou conhecido como ‘bazuca’ financeira.
Em comunicado, a autarquia refere que, no âmbito da atualização do PRR, o autarca enviou ofícios ao primeiro-ministro, à ministra da Coesão Territorial, ao ministro das Infraestruturas e ao presidente da CCDR-N a solicitar que, desta vez, a ligação à fronteira da Madalena fique na lista das obras a realizar com o apoio do PRR.
“A concretização da melhoria desta infraestrutura transfronteiriça permitirá a mobilidade de bens, serviços e pessoas e é uma prioridade para os responsáveis políticos, dirigentes e empresários, de ambos os países, já que irá dar um novo impulso no desenvolvimento sustentável destes territórios e terá um papel decisivo na fixação e atração de pessoas e investimentos para esta região transfronteiriça”, refere o comunicado.
Em agosto do ano passado, oito autarcas, de Viana do Castelo, representantes da CIM Alto Minho e da Deputación de Ourense assinaram uma carta dirigida a António Costa e ao Governo espanhol, a reivindicar a execução da melhoria da ligação do IC28 à fronteira da Madalena e a Celanova.
Consideravam que “esta ligação deverá ser um desígnio dos dois Governos, pois é de extrema importância para a segurança rodoviária, o desenvolvimento social e económico e atratividade e competitividade desta região transfronteiriça”.