Uma lontra foi esta semana filmada a desfrutar das águas límpidas do rio Vez, na fralda da serra do Soajo, em Arcos de Valdevez.
O vídeo foi partilhado nas redes sociais por Joaquim Campos, presidente da Junta de Cabana Maior, naquele concelho, e mostra a lontra junto a uma pequena construção no rio que ladeia os socalcos de Sistelo e parte da Ecovia do Vez.
“No rio vez … Olha quem apareceu! Esta lontra sabe bem onde relaxar, excelente indicador da qualidade ambiental do rio. Natureza no seu melhor!”, lê-se na publicação.
Recorde-se que o rio Vez, apesar da sua longa extensão, não atravessa qualquer zona industrial e poucas são as habitações por perto, fazendo com que seja poucas vezes contaminado como a maior parte dos rios do país. Podem registar-se descargas domésticas pontuais, mas são raras.
Segundo a Câmara de Arcos de Valdevez, que por várias vezes se refere ao rio Vez como sendo “um dos mais limpos da Europa”, aquele curso nasce a uma altitude de 1.300 metros em Seida/Lamas do Vez, e desafia em Souto, percorrendo o concelho numa 40km de extensão.
“O rio Vez é um rio enigmático, e cheio de segredos para quem o tenta conhecer da nascente até à foz. A partir da freguesia de Sistelo, a montante, torna-se difícil de percorrer as suas margens, bastante acidentadas e perigosas, porque tem alguns lugares intransponíveis, mas a natureza recompensa com muita beleza quem o visita”, lê-se na página de Turismo do município.
A autarquia lembra ainda que “as águas deste rio são ricas em truta, facto que atrai numerosos entusiastas na época da pesca”.
Serve também de limite territorial com os concelhos de Melgaço e Monção.
Tem como afluentes rio de Cabreiro, ribeiro de Frades, ribeiro de São Mamede, rio Ázere, ribeira de Porto Avelar e rio Frio.
Desagua no rio Lima.