Arcos de Valdevez já abriu Centro de Informação da Geodiversidade no Santuário da Peneda

Turismo

Arcos de Valdevez já abriu ao público o novo Centro de Informação da Geodiversidade no Santuário da Peneda, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia considera que “este projeto vem tornar Arcos de Valdevez, num grande centro informativo, onde estão identificados e interpretados um conjunto diverso de valores naturais, destacando a geologia e geomorfologia e a sua relação com os restantes valores naturais presentes”.

Do ponto de vista expositivo o Centro de Informação GeoValdevez tem no seu exterior um equipamento multimédia com ecrã tátil que permite o acesso à informação institucional do município, tirar fotos e aceder às informações turísticas atualizadas do concelho de Arcos de Valdevez.

No interior do Centro de Informação está um espaço expositivo com algumas amostras representativas dos granitos que é possível encontrar na região, uma maquete tridimensional do concelho e um equipamento de visualização de conteúdos tridimensional.

Na maquete tridimensional, com recurso a dois projetores de alta resolução, é projetada informação de diversos temas, com destaque para a localização dos principais “geossítios”, carta geológica, carta de habitats, rede hidrográfica, carta de declives etc. Ao mesmo tempo é projetada na parede informação complementar sobre cada um dos temas projetadas na maquete.

Foto: Divulgação / CM Arcos de Valdevez
Foto: Divulgação / CM Arcos de Valdevez
Foto: Divulgação / CM Arcos de Valdevez
Foto: Divulgação / CM Arcos de Valdevez
Foto: Divulgação / CM Arcos de Valdevez
Foto: Divulgação / CM Arcos de Valdevez
Foto: Divulgação / CM Arcos de Valdevez
Foto: Divulgação / CM Arcos de Valdevez

O equipamento de visualização de conteúdos tridimensionais é constituído por uma cadeira giratória emparelhada com óculos de visualização tridimensional que permite a visualização de conteúdos 3D. O emparelhamento da cadeira com os óculos permite que o movimento da cabeça do utilizador comande o movimento giratório da cadeira aumentado desta forma o realismo da visualização.

Ao todo, esta operação incluiu a criação de um Plano Geoeducacional, o desenvolvimento de um Atlas da Geodiversidade, a elaboração de Conteúdos para a Valorização de Percursos Pedestres, bem como, Conteúdos Digitais para Visitação Virtual. Para além disso, suportou ainda o desenvolvimento de uma Aplicação Móvel (App) e de um Portal de Internet de última geração, dedicada à geodiversidade, ao património geológico, faunístico e florístico de Arcos de Valdevez.

Constou ainda no projeto a elaboração de um Documentário de curta duração, a execução de Painéis Interpretativos, Unidades Interativas 3D, Postos Interativos Tácteis, Placas Sinalizadoras e Interpretativas, com conteúdos de suporte à visitação, e execução de Estruturas para colocação de código QR.

A candidatura “POSEUR-03-2215-FC-000059 – Rochas que Contam Histórias – Arcos de Valdevez”, é cofinanciada pelo FC, Programa Operacional POSEUR, Portugal2020, Eixo Prioritário 3 – Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, com um Investimento Elegível de 342.555,00€ e Comparticipação Comunitária de 291.171,75€.

“Com este projeto, o Município, pretende desafiar a população escolar e turística a explorar, partilhar e refletir sobre as várias temáticas do ambiente, contribuindo, em simultâneo, para a promoção e sensibilização ambiental dos cidadãos, o estudo de temáticas ligadas ao ambiente, e a promoção da Reserva da Biosfera do PNPG – Parque Nacional Peneda Gerês”, conclui o comunicado.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Executivo de Braga empossado sábado. Adolfo "Luxúria Canibal" é uma das novidades

Próximo Artigo

'Ferryboat' de Caminha interrompe travessias por tempo indeterminado

Artigos Relacionados
x