Arcos de Valdevez instala dois centros de recolha de biomassa para evitar queimadas

“A utilização destes centros não tem custos para os que pretendam ali depositar os seus resíduos florestais ou de podas caseiras”

A Câmara de Arcos de Valdevez, em articulação com as juntas de Freguesia, está a identificar locais com determinadas características para se avaliar a possibilidade de ali se instalarem centros de recolha de biomassa, foi hoje divulgado.

Em comunicado, aquela autarquia adiantou que “até ao momento foram instalados dois centros de recolha de biomassa, um na freguesia de São Jorge e Ermelo, localizado junto à Estação de Tratamento de Águas (ETA) das Águas do Norte, e outro na freguesia de Padreiro, junto ao Parque Empresarial.

“Ambos se encontram vedados e reúnem as condições necessárias aos objetivos para os quais foram criados. A utilização destes centros não tem custos para os que pretendam ali depositar os seus resíduos florestais ou de podas caseiras”, explica o município.

Segundo a autarquia, a “instalação destes centros resulta da necessidade de recolher as desramações resultantes do abate florestal nos locais de exploração, que constitui um risco acrescido para a deflagração de incêndios florestais pela acumulação destes resíduos na floresta, e a deposição de resíduos resultantes de podas junto aos contentores de Resíduos sólidos urbanos, que não é permitida, já que este tipo de resíduos não é tratado pela empresa Resulima”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x