Arcos de Valdevez inicia processo de classificação nacional do Santuário de Nossa Senhora da Peneda

Património
Foto: Wikipedia

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez estimou hoje que dentro de três a seis meses formalizará o pedido de classificação nacional do santuário de Nossa Senhora da Peneda, considerado um dos grandes santuários marianos do Noroeste Peninsular.

“Esta classificação é muito importante não só para o concelho de Arcos de Valdevez, como para toda a região, incluído a Galiza. O santuário de Nossa Senhora da Peneda é um dos grandes santuários marianos do Alto Minho, do Minho e da zona da Galiza”, afirmou João Manuel Esteves.

Contactado pela agência Lusa a propósito de um comunicado do município, hoje enviado à imprensa, dando conta da adjudicação de um estudo de caracterização e inventariação daquele templo, o autarca social-democrata referiu que “o santuário é uma grande referência na Galiza, atraindo muitos fiéis da região vizinha já que integra várias rotas internacionais do culto mariano”.

“O que pretendemos com a classificação nacional é valorizar todo o património, constituído pelo santuário, a escadaria, as capelas e a zona dos quarteis, dois edifícios situados na envolvente que antigamente serviam de alojamento, dar-lhe visibilidade e aumentar a atração de turistas. Por outro lado, com a classificação podermos aceder a outro tipo de apoios para fazer obras de recuperação “, explicou o autarca do distrito de Viana do Castelo.

Datado do século XVIII, o santuário é constituído pela igreja que foi terminada em 1875, pelo grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros, sendo que nas suas laterais existem 20 capelas que retratam cenas da vida de Cristo, e ainda os quartéis.

João Manuel Esteves acrescentou que “o edifício do santuário precisa de sofrer algumas obras de beneficiação, bem como a zona dos antigos quartéis, para ser aproveitado, do ponto de vista do turismo religioso, nomeadamente, para os Caminhos de Santiago de Compostela, na Galiza”.

Na nota hoje enviada às redações, o município explicou que a adjudicação do estudo de caracterização e inventariação daquele templo foi aprovada na última reunião camarária à empresa Lantana, Lda., pelo valor de 18.400 euros.

“O objetivo deste estudo é elaborar um dossier técnico de caracterização do santuário da Nossa Senhora da Peneda, com vista ao pedido de abertura de processo de classificação nacional junto do Ministério da Cultura, nomeadamente Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e Direção Geral do Património Cultural (DGPC), reconhecendo deste modo a importância e significado deste importante monumento no panorama patrimonial do nosso país”, destaca a nota.

O estudo “terá na sua génese o desenvolvimento de um levantamento histórico do santuário da Nossa Senhora da Peneda, a identificação do património imóvel e móvel, considerando o recheio artístico presente”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x