Arcos de Valdevez está imparável até ao verão

Música, teatro, cinema e desporto durante a primavera
Fotos: Divulgação

“Arcos na Primavera”

No próximo sábado, um espetáculo do humorista Eduardo Madeira dá o pontapé de saída para a programação de “Arcos na Primavera”. No dia seguinte, começa também o “Viver a Páscoa”, com os tradicionais Bois da Páscoa. Até junho, há muitas outras atrações, onde se destacam as comemorações do 25 de abril, a Expovez, a Romaria de Nossa Senhora do Castelo e uma série de concertos, alguns gratuitos.

Arcos de Valdevez “quer ser um destino turístico ao longo de todo o ano”, quem o disse foi o presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, na apresentação do programa “Arcos na Primavera”. Até junho, o concelho oferece a quem o visita espetáculos musicais, de teatro e dança, cinema, eventos desportivos, celebrações religiosas e manifestações de cultura popular.

Foto: Rui Dias / O MINHO

O espetáculo de Eduardo Madeira, no sábado, abre o “Arcos na Primavera”. No dia seguinte, os tradicionais Bois da Páscoa, estarão em exposição durante a manhã e, a partir das 15:00, acontece o desfile. Este ano, já está garantida a participação de seis talhos, 50 animais, dez carros de bois e 13 grupos folclóricos e rusgas.

Nota para os espetáculos com entrada gratuita: Rui Massena, com o seu último trabalho, “Parent’s house”, no dia 19 de abril, no Centro Interpretativo do Barroco, integrado na Semana Santa; Rão Kyao, no dia 26 de abril, na Casa das Artes; e a apresentação do Coletivo Camafeu, com a peça “Outros Lugares”, no dia 30, também na Casa da Artes.

Ainda em abril, no dia 05, a abertura da Ecovia do Lima, depois de requalificada, é assinalada com uma caminhada de quatro quilómetros. Na mesma altura em que o Município está a estrear uma nova página com todos os trilhos do concelho.

D.A.M.A na Expovez

A Expovez, de 02 a 04 de maio, marca o começo deste mês. A mostra, que este ano apresenta uma imagem renovada, vai reunir 120 expositores e mais de 100 empresas dos diversos setores. Os D.A.M.A são a atração do cartaz, logo na noite de abertura.

A pedido dos 18 restaurantes envolvidos, este ano, o fim de semana do Cabrito à Moda dos Arcos, foi afastado da Páscoa e acontece a 10 e 11 de maio. O que permanece igual é o costume de serem os “pequenos chefes” a apresentarem os pratos. No cartaz de 2025, lá está um menino da Gavieira, devidamente fardado, com uma travessa da iguaria na mão.

Tirar os pequenos de casa e ir até ao Paço de Giela

Igualmente a pensar nos mais novos, mas com indicação para toda a família, o “Sai da Casca e vem ao Paço”, convida a conhecer o Paço Giela, participando naquela que o Município classifica como “a maior caça ao ovo de Portugal”. A entrada é livre e o evento tem muito mais que apenas a busca pelos ovos: jogos tradicionais, pinturas faciais, malabaristas, carrinho de pipocas, algodão doce, crepes e panquecas, entre outras atrações.

A Romaria de Nossa Senhora do Castelo, no dia 01 de junho, além de uma manifestação de fé e devoção, é um espetáculo de rara beleza com os tapetes de flores a embelezarem o caminho da procissão. Para apreciar os tapetes com tempo a vereadora com a pasta da Animação Cultural e Recreativa, Emília Cerdeira, aconselha os visitantes a chegarem no dia anterior. Este ano, uma associação da vizinha Galiza associa-se às festividades e também vai construir um tapete.

Celebrações religiosas da Páscoa

Os principais momentos da Semana Santa decorrem no dia 13 de abril (Domingo de Ramos), com a Benção dos Ramos, às 10:30, na igreja de S. Paio, seguida da eucaristia, na igreja matriz, no dia 17 (quinta-feira), com missa vespertina da Ceia do Senhor (lava-pés), na igreja matriz, às 18:30 e a procissão do Ecce Homo, às 21:30, na Sexta-feira Santa, a Via Sacra sai da igreja de S. Paio para a Matriz, às 21:30 e a eucaristia da Ressurreição do Senhor, acontece, no dia 20 (Domingo de Páscoa), às 11:00, na igreja matriz.

O filme “O Rei dos Reis”, de Jang Seong-ho, alusivo à temática pascal, terá duas apresentações, na Sexta-feira Santa, às 15:00 e no Domingo de Páscoa, às 22:00, na Casa das Artes, com entrada gratuita, mas limitado ao número de lugares (135).

Ainda em maio, passam pela Casa das Artes, Luana Piovani, com “Cantos da Lua” (dia 17), o teatro de revista, com “Filhas da Mãe” (dia 24), de Júlio Oliveira, com as participações especiais de Jorge Gabriel e Ana Inês Silva e o cantor Dylan LeBlanc (dia 31). Em junho o palco da Casa das Artes é para os Linda Martini, no dia 7, e para José Pedro Gomes e Aldo Lima, ou seja, “Amigos da Treta”, no dia 14.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados