Seguir o O MINHO

Alto Minho

Arcos de Valdevez: Destacamento Territorial da G.N.R. inaugurado

em

A Ministra da Administração Interna, Prof. Dra. Anabela Rodrigues, inaugurou, esta terça-feira, o Destacamento Territorial da G.N.R. em Arcos de Valdevez, uma obra financiada pelo Ministério da Administração Interna (MAI), com um custo total de 1.715.080,00 €.

Esta intervenção abrangeu o edifício do Posto e do Destacamento, as duas moradias existentes, a construção de um novo canil e um parque de estacionamento e os arranjos exteriores.

De acordo com comunicado da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, com uma abrangência concelhia e supramunicipal, este Quartel da G.N.R tem instalado os militares do Posto Territorial de Arcos de Valdevez e os do Destacamento Territorial que abrange os concelhos limítrofes de Ponte da Barca, Ponte de Lima e Paredes de Coura.

gnr arcos valdevez8

Para o Edil, João Manuel Esteves, este projeto “contribui para a melhoria da qualidade das condições de trabalho da G.N.R, atendimento aos cidadãos e do serviço público de segurança. Sendo esta uma área territorial extensa e dispersa, o Autarca aproveitou a ocasião para solicitar o reforço do número de militares neste Posto Territorial”.

Referiu ainda a preocupação do Município com o flagelo dos incêndios florestais e solicitou à Ministra da Administração Interna apoio para a remodelação do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez.

“A intervenção é de extrema relevância, na medida em que, serão disponibilizadas melhores condições ao nível das instalações e equipamentos que contribuirão para que os Bombeiros Voluntários possam prestar um melhor apoio e serviços de socorro às populações e no combate aos incêndios”, refere João Manuel Esteves, acrescentando que o “Município se encontra a desenvolver, em articulação com a G.N.R, a CIM do Alto Minho e a empresa Tekever, o projeto VIANA – Vigilância do Ambiente e da Natureza no Alto Minho, que consiste numa solução com recurso a sistemas aéreos pilotados remotamente, vulgo “drones” na prevenção, deteção e combate a incêndios florestais”.

gnr arcos valdevez4

O Presidente da Câmara propôs ainda, em articulação com o Ministério da Agricultura e do Mar, o desenvolvimento de um programa de incentivos que motive os privados e os baldios a desenvolverem ações preventivas de defesa da floresta contra incêndios e que apoie a fixação de jovens na região que se dediquem à agro-pecuária, transformação e comércio de produtos locais, turismo de natureza, entre outras atividades.

gnr arcos valdevez9

Populares