Connect with us

Arcos de Valdevez: Comemorações do Dia do Concelho

Alto Minho

Arcos de Valdevez: Comemorações do Dia do Concelho

O Dia do Concelho voltou a ser vivido em grande festa, tendo as comemorações arrancado, da parte da manhã, com o Hastear das Bandeiras, com a participação dos Bombeiros Voluntários, Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 214 e Banda da Sociedade Musical Arcuense.

Da parte da tarde o Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, inaugurou as obras de requalificação do Paço de Giela, o qual foi adquirido pela autarquia em 1999 e sempre teve a intenção de o transformar num espaço visitável. Hoje esse objetivo está concretizado, já que com este investimento de 1,3 milhões de euros foi reabilitado o edifício do Paço, a antiga casa dos caseiros e da Capela de Stª Apolónia e foi ainda criado o parque municipal de lazer do Paço com uma área de 22 hectares, com percursos que permitirão aos visitantes momentos de descontração, tranquilidade e bem-estar.

Louvando a intervenção realizada pela Câmara Municipal e fazendo questão de lembrar que existe muito património espalhado por Portugal a necessitar deste tipo de intervenção, o Primeiro-Ministro adiantou que “Esta recuperação mostra bem como é importante termos condições para conseguirmos manter vivo o nosso património”. (…) “O grande desafio que temos é o de conseguirmos que os nossos territórios tenham a dinâmica suficiente para atrair o turismo e atividades económicas”, enaltecendo a visão vanguardista da Câmara Municipal neste processo de recuperação do património. Neste âmbito avançou ainda que existe a possibilidade de, no quadro comunitário Portugal 2020, serem canalizadas verbas para este tipo de recuperação do património.

“Aqui há ambição! Aqui não estão conformados com aquilo que alcançaram, mas pelo contrário há vontade de ir além”, Pedro  Passos Coelho, Primeiro-Ministro de Portugal

Na sua intervenção o presidente da Câmara Municipal começou por se referir à ligação que Arcos de Valdevez tem com a fundação da nacionalidade. “Arcos de Valdevez onde Portugal se fez!”, disse, aludindo ao Recontro de Valdevez de 1141.

“Pretendemos que esta obra de reabilitação do Paço de Giela simbolize o nosso empenho e capacidade coletiva de concretizar, que também está patente em muitas outras iniciativas em curso.” João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal

O autarca fez uma resenha da atividade do município relativamente a projetos levados a cabo e que pensa concretizar, alertando o Governo também que os “territórios de baixa densidade têm desafios a vencer, mas tem recursos e potencialidades, que se forem rentabilizados, podem contribuir para uma economia mais competitiva”(…) Afirmou que é pretensão do Municipio ter um concelho com melhor educação, mais inclusivo e solidário, um concelho inovador, criativo e competitivo. Com melhor qualidade de acesso a bens e serviços.

Solicitou também o apoio do Governo na promoção da Qualificação das pessoas; na promoção da natalidade, valorização do papel dos idosos e apoio à instalação ou no regresso das populações aos territórios de baixa densidade; promoção da equidade no acesso a bens e serviços públicos básicos, assim como a Competitividade dos territórios e da economia destes Territórios.

No âmbito da programação houve ainda lugar para um Concerto com Rodrigo Leão no Jardim dos Centenários.

Mais em Alto Minho

Bitnami