Seguir o O MINHO

Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez: Bois enfeitados descem à vila para que se veja a carne que irá chegar ao prato na Páscoa

Tradição do desfile dos Bois da Páscoa também se cumpre na Póvoa de Varzim, no distrito do Porto

em

Foto: Divulgação / CM Arcos de Valdevez (Arquivo)

O Desfile de Bois da Páscoa voltou a atrair centenas de pessoas a Arcos de Valdevez, este domingo, cumprindo-se um dos momentos da quadra pascal naquela vila do Alto Minho. Apesar da chuva, que fez com que o desfile pelas ruas tivesse que ser cancelado, a concentração no Parque da Ponte Nova permitiu ver os animais das raças barrosã, cachena e minhota, propriedade dos talhos de Arcos de Valdevez.

A tradição, que tem mais de 70 anos, foi retomada recentemente. Passa por fazer “descer à sede do concelho os melhores bovinos dos produtores locais, devidamente cuidados e enfeitados, a fim de dar a conhecer, através da Exposição e do Desfile, a proveniência da carne que irá ser consumida nesta época festiva”, por ler-se numa nota explicativa no seu site da autarquia.

Vídeo amador: YouTube (2018)

Durante o desfile pelas ruas, os bovinos costumam fazer o percurso acompanhados por elementos de vários ranchos e rusgas do concelho e carros de bois enfeitados a rigor, recriando um ambiente de festa com música típica da região.

A celebração da quadra pascal, continua a partir do próximo fim-de semana, durante a Semana Santa, com um programa com concertos e atividades religiosas.

Programa

Sábado (13 de abril)

21:30- Concerto do Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez (Igreja da Misericórdia)

Domingo de Ramos (14 de bbril)

10:30- Bênção dos Ramos (Igreja de S. Paio)

11:00- Eucaristia (Igreja Matriz)

Quinta-feira (18 de abril)

19:00- Missa Vespertina da Ceia do Senhor – lava-pés (Igreja Matriz)

21:30- Procissão Ecce Homo (Igreja da Misericórdia; saída e chegada)

Sexta-feira (19 de abril)

19:00- Celebração da Paixão do Senhor (Igreja Matriz)

21:30- Via Sacra (Igreja de S. Paio; saída/ Igreja Matriz; chegada)

Sábado (20 de abril)

18h00- Concerto de Páscoa “Almeh Luz”, com a solista de André Rieu Carla Maffioletti (Brasil) e Jutta Maria Böhnert (Alemanha); participação do Coral juvenil do Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez (Centro Interpretativo do Barroco)

21:30- Vigília Pascal (Igreja Matriz)

Domingo (21 de abril)

12:00- Eucaristia da Ressurreição do Senhor (Igreja Matriz)

21:30- Exibição do filme religioso Genesis, de Craig Cunningham; EUA (Auditório da Casa das Artes; entrada gratuita; M/12)

Anúncio

Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez: Primeira corrida assombrada marcada para dia 31

Até ao Paço de Giela.

em

Foto: DR/Arquivo

Arcos de Valdevez vai ser palco no dia 31 da primeira edição da “Corrida Assombrada”, promovida pela Academia Desportiva de Arcos de Valdevez em parceria com a Câmara local.

Em comunicado, hoje enviado à imprensa, aquela autarquia adiantou que a corrida, gratuita mas sujeita a inscrição prévia, começa às 21:00, com saída do Jardim dos Centenários (junto à Casa das Artes/Biblioteca Municipal).

Os participantes irão realizar um percurso de cerca de seis quilómetros pelas ruas de Arcos de Valdevez até ao Paço de Giela.

“A andar ou a correr, os participantes terão à sua espera muito divertimento e boa disposição, algumas zonas de espetáculo, para comemorar o Halloween”, adianta o município que apela aos participantes para trajar a rigor.

Continuar a ler

Arcos de Valdevez

Condutor sai praticamente ileso após queda de 150 metros em Arcos de Valdevez

Jovem de 19 anos

em

Foto: Filipe Guimarães

Um homem saiu com ferimentos apenas ligeiros após uma queda numa ravina de 150 metros, este sábado, em Sistelo, concelho de Arcos de Valdevez.

O acidente ocorreu na estrada de acesso aos lugares de Porto Cova e Padrão.

Foto: Filipe Guimarães

Foto: Filipe Guimarães

Foto: Filipe Guimarães

A vítima, um jovem de 19 anos natural de Aboím das Choças, Arcos de Valdevez, foi resgatado e trabsportado para o Centro Hospitalar do Alto Minho em Viana do Castelo, segundo o Jornal de Notícias.

Estiveram no local nove operacionais com três viaturas dos Bombeiros locais, a equipa SIV do INEM sediada em Arcos de Valdevez. A GNR tomou conta da ocorrência.

Continuar a ler

Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez: Câmara dá mais de 300 mil euros de apoio a movimento associativo

Atividade regular de 40 associações do concelho

em

Foto: DR/Arquivo

A Câmara de Arcos de Valdevez informou hoje ter atribuído mais de 300 mil euros de apoios à atividade regular de 40 associações do concelho.

Segundo aquele município, apoios de cerca de 275 mil euros foram aprovados na última reunião camarária, a que se juntam mais de 33.750 euros aprovados no mês anterior, atribuídos a 17 outras associações.

Para a autarquia “é fundamental dar continuidade à cooperação, apoiando financeiramente e logisticamente as atividades promovidas pelas coletividades ao longo do ano”.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares