Seguir o O MINHO

Braga

Arcebispo e líder da igreja ortodoxa em Madrid trocam oferendas em Braga

Religião

em

Foto: José Cordeiro / Facebook

A figura máxima da Igreja Ortodoxa em Madrid, o metropolita Bessarion Komzias, esteve na terça-feira em Braga onde conversou e trocou oferendas com representantes da igreja católica, entre os quais José Cordeiro, arcebispo de Braga.

O representante máximo ortodoxo na Península Ibérica ofereceu um rosário ao arcebispo, enquanto este deu de presente ao congénere religioso uma cópia da fachada da Catedral de Braga feita em cerâmica.

Este encontro acontece na sequência da visita de peregrinos bracarenses e de Viana do Castelo ao Patriarca Bartolomeu I, em Istambul, no início do mês de agosto, descreve José Cordeiro, numa publicação nas redes sociais.

“Vivemos um momento único na história da Igreja, nunca antes um Papa e um Patriarca Ecuménico foram tão próximos e tão amigos. Nos tempos difíceis em que vivemos, o Papa Francisco e o Patriarca Bartolomeu são duas vozes proféticas”, disso o metropolitano e arquimandrita Bessarion Komzias.

Neste encontro estiveram também presentes o padre Theophylaktos Vitsos, do mesmo patriarcado ortodoxo em Madrid, acompanhados de um leigo em preparação para a ordenação diaconal, os padres Tiago Freitas e Paulo Terroso (delegado arquidiocesano para o ecumenismo), da Arquidiocese de Braga, e o padre Pablo Lima da Diocese de Viana do Castelo, a cujo pedido foi concedida a audiência com o patriarca Bartolomeu.

EM FOCO

Populares