O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, veio a público manifestar desilusão para com os serviços municipais, nomeadamente a Polícia Municipal, por “quase” o terem multado antes de uma celebração eucarística na Sé.
O famalicense deixou o desabafo durante a eucaristia solene que homenageava o padroeiro do concelho, S. Martinho de Dume, apontando que existe uma importunação constante aos fiéis que estacionam junto ao Rossio da Sé, onde é proibido estacionamento.
Em declarações ao Diário do Minho, que é detido pela Arquidiocese, D. Jorge disse tratar-se de “um dia de tristeza”. “Eu próprio fui importunado quando estava estacionado no Rossio da Sé, antes de vir celebrar [a eucaristia]. Só não fui multado porque ainda estava no carro a fazer um telefonema”, disse. Recorde-se que a sede da Polícia Municipal fica precisamente naquele local.
O Arcebispo pretende que a Câmara de Braga veja algumas sugestões enviadas pela Igreja de forma a que os fiéis possam estacionar naquele local em hora de missa, sem o risco de serem multados, uma vez que é uma zona pedonal do centro histórico e de estacionamento restrito.
“Sabemos que a Sé de Braga é um monumento nacional e deve ser respeitado, mas é também um espaço de culto e não é admissível que quem venha à missa seja constantemente importunado”, terminou D. Jorge.