José Cordeiro, arcebispo de Braga, visitou a cadeia de Guimarães, no passado dia 30, onde presidiu a uma missa de Natal.
“Sendo momento sempre singular e de constante renovação, viveu-se Natal no estabelecimento prisional de Guimarães [EPG]”, pode ler-se em comunicado enviado a O MINHO.
José Cordeiro presidiu a uma eucaristia, com a presença dos padres Domingos, Paulino, anterior e atual capelães, e João Torres, responsável pela pastoral penitenciária da arquidiocese, e toda a comunidade prisional feita de reclusos, guardas, direção da instituição, voluntários.
A missa foi a “comunhão de um momento único de reflexão, convergência e partilha na esperança jubilar de que é, e será, sempre tempo de questionar e construir, de corrigir e superar, de caminhar e crescer em espírito são e bondoso”.
“Na certeza da dignidade que a todos assiste, na convicção de que todos reúnem qualidades e defeitos, potencialidades e dificuldades, importando saber enfrentar, lidar e superar na busca de um ‘Ser melhor’, à luz do Deus Pai, a celebração eucarística foi momento de partilha do reconhecimento generalizado pela presença boa e amiga do padre Domingos, de esperança acrescida que significa a chegada do padre Paulino, de reafirmação da pastoral penitenciária como veículo de ajuda e tributário de reflexão e crescimento ‘no ser e estar’ de cada um e do reforço do ano jubilar 2025 como momento síntese de esperança”, conclui o comunicado.